Android Geek
O maior site de Android em Português

AIG revela os maiores sinistros provocados por ataques cibernéticos

A AIG, companhia de seguros norte-americana, acaba de revelar os maiores sinistros provocados por ataques cibernéticos feitos contra empresas nos últimos três anos. De acordo com os sinistros registados entre 2013 e 2016, reportados pelas empresas na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), 20% estiveram relacionados com a ciber-extorsão e 14% dos sinistros foram relativos a pirataria de dados confidenciais.

Da lista dos sinistros mais reportados entre 2013 a 2016, provocados por ataques cibernéticos que causaram perdas, constam ainda falhas de segurança e acessos não autorizados (10%), vírus (também com 10%) e acesso a dados por negligência ou erro de colaboradores (8%).

Ainda segundo as estatísticas da companhia de seguros, a nível de sectores, os serviços financeiros surgem como os mais afetados pelos ataques cibernéticos (23%), acompanhados pelas comunicações, media e tecnologia (18%) e pelo sector de retalho (17%).

Para responder a uma das maiores e mais preocupantes ameaças atuais das empresas e combater a vulnerabilidade dos riscos cibernéticos, a companhia de seguros AIG disponibiliza o CyberEdge. Esta solução global de cobertura permite proteger os negócios das empresas de fugas de dados confidenciais, pirataria informática, vírus informáticos, sabotagem ou erro de colaboradores, roubo de informação e de identidade.

Em Portugal, a companhia de seguros norte-americana conta já com várias dezenas de clientes, pertencentes aos mais variados sectores, cobertos contra riscos cibernéticos através da proteção fornecida pelo CyberEdge. Apesar da procura cada vez mais crescente por este produto, são ainda muitas as empresas que desconhecem as graves e dispendiosas consequências de um ataque cibernético.

“A vulnerabilidade aos ataques cibernéticos é uma das maiores ameaças atuais às empresas. Mais ou menos mediáticos, os eventos sucedem-se no universo empresarial com uma frequência cada vez maior e demonstram a necessidade de proteção”, alerta Nélson Ferreira. Para o diretor de Linhas Financeiras da AIG Portugal, “o CyberEdge é uma solução inovadora e abrangente de gestão de riscos cibernéticos, que ajuda a proteger os negócios dos clientes”.

A proteção fornecida pelo CyberEdge comporta uma valiosa camada adicional à primeira linha de defesa contra ameaças cibernéticas – o próprio sistema informático da empresa.

Em Portugal, o CyberEdge disponibiliza as seguintes coberturas:

– Cobertura de responsabilidade decorrentes de segurança e privacidade: reclamações de terceiros decorrentes de falha na segurança da rede do segurado ou falha na proteção dos dados.

Cobertura de gestão de ocorrências: a cobertura é aplicável a falha de segurança ou violação de privacidade cobrindo os custos com notificações, relações públicas e outros serviços que auxiliam na gestão e minimização de um incidente cibernético.

Cobertura de perda de lucros por interrupção do sistema informático: a cobertura é aplicável a uma interrupção efetiva das operações de negocio do segurado causada por uma falha de segurança do sistema informático, através do reembolso dos lucros cessantes e despesas operacionais.

– Cobertura de ciber-extorsão: a cobertura é aplicável a ameaças de ataques dolosos à segurança de um cliente por uma entidade externa com o intuito de extorquir dinheiro ou outros valores. No caso de Portugal, por motivos legais, a extorsão – valor exigido para o pagamento do resgate – não é segurável.

O CyberEdge garante a resposta no caso de um incidente, de forma rápida, eficaz e sistemática, incluindo:

  • Investigação informática forense para determinar as causas de uma ocorrência;
  • Conformidade com os diversos requisitos regulatórios de notificação e requisitos legais aplicáveis de cada país;
  • Gestão de crise para minimizar os danos de reputação;
  • Contratação de consultores jurídicos para assessorar a empresa com relação a uma resposta a um incidente.

As empresas têm a flexibilidade de personalizar as opções de cobertura para assegurar que conseguem responder prontamente e evitar danos futuros ou mais dispendiosos.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link