AI do Google melhora as recomendações de aplicações

A tecnologia de aprendizagem de máquina desenvolvida pelo Google foi usada para encontrar padrões no comportamento dos utilizadores e criar recomendações personalizadas com base em situações específicas .

O investigador-chefe de inteligência artificial do Google, Chi Huai-hsin, partilhou partes do trabalho da sua equipa numa atividade de treino em inovação de IA em Taiwan.

A tecnologia de aprendizagem de máquina desenvolvida pelo Google foi usada para encontrar padrões no comportamento dos utilizadores e criar recomendações personalizadas com base em situações específicas .

Embora as recomendações básicas possam ser diretas quando o Google conhece as preferências do utilizador nas aplicações, Chi diz que há muitas nuances sobre o que as pessoas procuram exatamente. Um exemplo que ele deu é que quando estão a usar um tablet os utilizadores procuram mais aplicações de vídeo e entretenimento, enquanto que no telefone os utilizadores geralmente procuram aplicações que ajudam na produtividade durante o dia - organizar a agenda, fazer anotações, etc.

Outro factor a levar em conta não é apenas o dispositivo que o utilizador está a usar, mas quando o utilizador o está a usar. As aplicações de notícias são mais procuradas durante o dia, enquanto que os jogos têm muito mais downloads à noite.

O objetivo da equipa de Chi é garantir que a IA possa criar recomendações adequadas para todos os tipos de utilizadores, não apenas aqueles que têm hábitos comuns e diretos. Um dos desafios que eles enfrentaram foi garantir que a IA conheça utilizadores de diferentes faixas etárias, já que os seus interesses podem ser muito diferentes.

Relacionado:  Chipset ISP Vivo V1 será lançado com a série X70

Pequenos ajustes como estes podem ter um grande impacto na experiência Android. Recomendações personalizadas levaram a um aumento de 3,3% nas instalações de aplicações num período de tempo não especificado. Embora esse número possa não parecer impressionante por conta própria, os downloads de aplicações do ano passado foram de mais de 82 mil milhões, um aumento de 3% levaria a um aumento de 2,4 milhões de instalações.

Como o Google é principalmente um fornecedor de sistemas operativos no mercado de dispositivos móveis, o sucesso da Play Store é uma parte importante do seu modelo de negócio. Isso faz com que o investimento nesta tecnologia seja justificado, mesmo com melhorias incrementais como resultado. Além disso, uma vez que a IA esteja suficientemente desenvolvida, ela pode ser utilizada de várias maneiras.

O especialista do Google não disse se vão estabelecer limites à IA para evitar níveis de precisão assustadores.

Fonte: DigiTimes

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!