Android Geek
O maior site de Android em Português

Configuração em ambiente Windows - ADB e Fastboot

Saudações

Este guia tem como principal objectivo ajudar os utilizadores a compreenderem a diferença bem como configurarem duas ferramentas bastante utilizadas no mundo Android: o ADB e o Fastboot.

ADB:

O termo ADB vem como abreviação para Android Debug Bridge, consistindo, como o próprio nome indica  numa ponte de comunicação/debug entre um cliente (Smartphone Android) e o servidor (Computador), sendo o seu funcionamento considerando Cliente-Servidor. Através do ADB podemos aceder através de uma interface shell (linha de comandos) ao dispositivo conectado ,bem como a sua estrutura de ficheiros (Ficheiros de sistema, toques, aplicações,etc). É também utilizado para obter,por exemplo, logs em tempo real do dispositivo,informações da memória,etc.

Fastboot:

O Fastboot é considerado como um protocolo de diagnóstico, mas com uma utilização ligeiramente diferente do anterior, o ADB: é utilizado para alterar directamente a estrutura interna do equipamento, bem como partes vitais para o arranque/funcionamento do dispositivo (Kernel, ficheiros de arranque ou Boot, etc). A utilização do Fastboot é feita com a ligação do equipamento num estado específico, denominado de bootloader ou Second Program Loader.

Configuração do ADB e Fastboot em Windows:

Sendo ambas as ferramentas acedidas através da linha de comandos, é necessária uma configuração prévia da seguinte forma:

  1. Efectuamos o download do Pack ADB+Fastboot.
  2. Extraímos o conteúdo e de seguida colocamos a pasta ADB, por exemplo, no Disco C:
  3. Nas definições do Meu Computador , vamos até as Variáveis de Ambiente e seleccionamos editar para variável global denominada de PATH.
  4. No campo para editar, devemos acrescentar no fim do que já se encontra configurado um " ; " (se aspas claro!),sendo seguido de, "C:ADB" (Novamente sem aspas e sem espaços)
  5. Para concluir, vamos aos Programas seguido de Acessórios e abrimos a Linha de Comandos e escrevemos adb version (seguido de [ENTER]) e fastboot (seguido novamente de [ENTER]). Em ambos os comandos devemos obter várias informações.

Após os passos descritos, temos então as ferramentas configuradas e prontas a serem utilizadas. Qualquer dúvida não hesitem.

Até a próxima

Rafael Souto

Android Geek Portugal © 2013

 

 

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link