Android Geek
O maior site de Android em Português

Configuração em ambiente Windows – ADB e Fastboot

Saudações

Este guia tem como principal objectivo ajudar os utilizadores a compreenderem a diferença bem como configurarem duas ferramentas bastante utilizadas no mundo Android: o ADB e o Fastboot.

ADB:

O termo ADB vem como abreviação para Android Debug Bridge, consistindo, como o próprio nome indica  numa ponte de comunicação/debug entre um cliente (Smartphone Android) e o servidor (Computador), sendo o seu funcionamento considerando Cliente-Servidor. Através do ADB podemos aceder através de uma interface shell (linha de comandos) ao dispositivo conectado ,bem como a sua estrutura de ficheiros (Ficheiros de sistema, toques, aplicações,etc). É também utilizado para obter,por exemplo, logs em tempo real do dispositivo,informações da memória,etc.

Fastboot:

O Fastboot é considerado como um protocolo de diagnóstico, mas com uma utilização ligeiramente diferente do anterior, o ADB: é utilizado para alterar directamente a estrutura interna do equipamento, bem como partes vitais para o arranque/funcionamento do dispositivo (Kernel, ficheiros de arranque ou Boot, etc). A utilização do Fastboot é feita com a ligação do equipamento num estado específico, denominado de bootloader ou Second Program Loader.

Configuração do ADB e Fastboot em Windows:

Sendo ambas as ferramentas acedidas através da linha de comandos, é necessária uma configuração prévia da seguinte forma:

  1. Efectuamos o download do Pack ADB+Fastboot.
  2. Extraímos o conteúdo e de seguida colocamos a pasta ADB, por exemplo, no Disco C:
  3. Nas definições do Meu Computador , vamos até as Variáveis de Ambiente e seleccionamos editar para variável global denominada de PATH.
  4. No campo para editar, devemos acrescentar no fim do que já se encontra configurado um ” ; ” (se aspas claro!),sendo seguido de, “C:ADB” (Novamente sem aspas e sem espaços)
  5. Para concluir, vamos aos Programas seguido de Acessórios e abrimos a Linha de Comandos e escrevemos adb version (seguido de [ENTER]) e fastboot (seguido novamente de [ENTER]). Em ambos os comandos devemos obter várias informações.

Após os passos descritos, temos então as ferramentas configuradas e prontas a serem utilizadas. Qualquer dúvida não hesitem.

Até a próxima

Rafael Souto

Android Geek Portugal © 2013

 

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link