Android Geek
O maior site de Android em Português

Como activar o menu de programador

Começou a sair no final de maio e início de junho, mas aparentemente foi interrompida.

Para isso, vá a “Configurações > Sobre o telefone”.

As opções de Programador foram projetadas para profissionais, mas muitas delas são bastante úteis para o utilizador comum. Em primeiro lugar, é preciso acessar as opções de Programador nas configurações do nosso aparelho. Para isso, vá a “Configurações > Sobre o telefone”. Em seguida, vá até o “Número da versão” e clique nela 7 vezes seguidas.

Ao fazê-lo, aparecerá uma notificação avisando que já temos as opções de Programador. Basta então voltar ao menu de configurações e essas opções estarão visíveis acima da seção “Sobre o telefone”.


Após a ativação dessa sessão, diversos recursos adicionais estarão disponíveis para tornar o seu Android ainda mais inteligente. É possível ajustar o processamento de gráficos 3D, diminuir a velocidade das animações do sistema e limitar as aplicações que rodam em segundo plano.  Entre outras configurações.

O que são as opções de programador?

As opções de programador permitem que o utilizador faça diversas modificações no seu Android, como monitorizar o funcionamento de apps e aumentar a velocidade das animações. Originalmente – e como o próprio nome diz – estes recursos estão destinados aos programadores de aplicativos para o SO, para que os mesmos possam testá-los e produzir aplicativos e recursos.

Porém, algumas destas funcionalidades podem ser usadas por todos os utilizadors que querem ter mais controlo sobre a plataforma do Google, e que gostariam de aceder a todas as funções diferentes no smartphone.