Serviço Pós-venda do Samsung Galaxy Z Fold 3 é tudo menos “Premium”

O meu telefone pessoal, o Samsung Galaxy Z Fold 3 que foi analisado por mim aqui, começou com uns sintomas estranhos no ecrã interior numa segunda-feira. Esses sintomas eram as falhas no display touch, o ecrã não tinha danos e dava imagem, mas o touch falhava esporadicamente.

O Samsung Galaxy Z Fold 3 é um dos melhores equipamentos de 2021, um dos dois dobráveis apresentados pela Samsung no ano passado. Ambos são verdadeiras evoluções dos seus antecessores, e foram bastante aperfeiçoados pela gigante sul-coreana. Mas como todos sabemos nenhum equipamento é perfeito, e todos têm algumas falhas, ou funcionalidades que poderão avariar, o que é perfeitamente normal. Os equipamentos dobráveis, tal como o seu próprio nome indica, são equipamentos mais frágeis que com o uso diário, apesar dos testes antes de saírem para o mercado, podem falhar. 

Serviço Pós-venda do Samsung Galaxy Z Fold 3 é tudo menos "Premium" 1

Neste caso o meu equipamento pessoal, o Samsung Galaxy Z Fold 3 que foi analisado aqui, começou com uns sintomas estranhos no ecrã interior. Esses sintomas consistiam em falhas no display touch, o ecrã não tinha danos e dava imagem, mas o touch falhava esporadicamente. Deixo já a nota que o equipamento tem uma capa robusta Spigen e película de vidro no ecrã exterior Spigen, ou pelo menos tinha… como vão perceber mais à frente, e NUNCA caiu. Tenho bastantes cuidados com os meus equipamentos, e com o Z Fold 3 ainda tive mais cuidado. No entanto o touch falhava já bastantes vezes, tentei o soft reset, para limpar erros , mas de nada resultou. Frustrado guardei tudo o que tinha aplicações, contas, definições etc. Fiz ainda um backup total através do Smart Switch, e decidi repor o telefone para configurações de fábrica, na esperança de resolver os problemas, mas infelizmente sem efeito.

Serviço Premium..? Nem por isso!

Partindo do princípio que o problema seria mesmo algo relacionado com o Hardware do Galaxy Z Fold 3, decidi então entrar em contacto com a Samsung, que após a explicação correta do que se passava com o equipamento, foi então sugerido deslocar-me ao centro de reparação Decsis na Amadora, ou então proceder à marcação de recolha do equipamento por uma transportadora, se não me pudesse deslocar. Sabendo eu de antemão que por vezes as reparações, não são perfeitas, ou melhor, não correm bem em algumas situações decidi optar pela recolha do equipamento pois não sou da zona da grande Lisboa, e não me poderia deslocar sem faltar ao trabalho. Até aqui tudo bem, funcionou corretamente, tal como já esperava, mas admito que estava um pouco ansioso, quase que a adivinhar que algo iria acontecer…

 

Serviço Pós-venda do Samsung Galaxy Z Fold 3 é tudo menos "Premium" 2

Tive sempre em mente o que me disseram no apoio a cliente Samsung, de que o equipamento teria o “Serviço Premium”... Ok eu tinha de acalmar os nervos e partir do pressuposto que tudo iria correr bem, o equipamento foi então recolhido num dia sem qualquer pré aviso de recolha. O que tornou a recolha ainda mais difícil, mas consegui a algum custo que o estafeta recolhesse o equipamento, um pouco mais tarde (foi uma pessoa 5* da Nacex), no dia seguinte imaginava eu, o equipamento chegaria  às instalações da Decsis e seria prontamente reparado, e ainda seria enviado no próprio dia, para chegar novamente às minhas mãos no dia seguinte.

Isto foi o que eu pensei, mas mesmo assim tinha as minhas dúvidas, no entanto foi mesmo o que aconteceu! Feliz da vida a receber o equipamento reparado, a primeira coisa que notei logo sem sequer o ligar foi algo no ecrã frontal, a primeira gota de suor escorreu-me então pela cara, e eis que me deparei com o ecrã frontal sem a película da Spigen, que como muitos sabem, não é uma película barata. A película foi retirada e nem sequer foi colocada outra, nem fui alertado para o facto, esperava pelo menos que fosse colocada outra no equipamento. Voltando ao novo problema no ecrã, como podem ver nas imagens abaixo, não é algo fácil de ver no entanto o ecrã exterior (o problema inicial era no ecrã interno) está danificado. O telefone NUNCA devia ter saído das instalações da reparadora oficial da Samsung nestas condições!

 

Sinto-me frustrado e desiludido mas não com a Samsung, mas sim com a empresa DECSIS por permitirem que um equipamento passe num controlo de qualidade nestas condições. O dano nota-se que é por dentro do vidro, logo à partida será o display danificado, provavelmente durante a reparação do ecrã dobrável interior. Mas nunca devia ter sido devolvido nestas condições, eu o cliente nunca devia ter recebido o equipamento nesta condição, e com a película de vidro paga por mim retirada, e o ecrã sem qualquer proteção. Um dos maiores entraves á adoção em massa dos utilizadores aos telefones dobráveis é o receio de não serem duráveis, com experiências destas prevejo um longo caminho até que seja possível recomendar sem medos um equipamento tão dispendioso e cujo serviço pós venda que se esperava Premium seja tão medíocre.

Este artigo foi escrito, após o envio por email da reclamação do sucedido, ainda sem resposta. Por isso não percam os próximos episódios.

O meu sentimento é mesmo este, frustração e desilusão com um serviço que se esperava “Premium”.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!