Android Geek
O maior site de Android em Português

A coluna inteligente da Amazon grava uma conversa privada e a envia a um contacto

“Desliguem os vossos dispositivos Alexa agora, eles estão a espiar-vos.” Com esta frase, Danielle alertou uma amiga do seu marido que a sua coluna inteligente da Amazon não estava a funcionar bem. O homem ligou para ela porque tinha recebido uma mensagem com uma gravação de uma conversa particular que Danielle tivera com o parceiro. Inicialmente, como ela disse ao canal de Seattle KIRO-TV, ela achou que era uma piada. Mas quando ele disse que sabia que eles estavam  a falar sobre “chão de madeira”, ela ficou chocada.

The-best-Amazon-Alexa-skills-make-the-most-out-of-your-Echo-smart-speaker.jpg

A coluna Echo da Amazon, com seu assistente Alexa, gravou uma conversa particular e enviou para um número aleatório na lista de contatos. “Eu senti-me invadido, é uma invasão total de privacidade.” Imediatamente, decidi: “Eu nunca vou ligar o dispositivo outra vez porque eu não posso confiar nele”, Danielle disse à KIRO-TV.

As “vítimas” tinham vários dispositivos Echo instalados em todos as divisões da sua casa em Portland, Oregon. Quando isto aconteceu, começaram a considerar os riscos de ter um dispositivo em casa que nos ouve 24 horas por dia.

Um funcionário do serviço ao consumidor da Amazon confirmou a Danielle que Alexa havia enviado o áudio para um dos seus contactos, de acordo com o especialista em tecnologia do The Verge. Embora o funcionário se tenha desculpado, ele não explicou qual era o erro. A Amazon, que sempre defendeu que as suas colunas não gravam durante todo o dia, foi forçada na quinta-feira a dar explicações sobre isto: “O Echo foi activado devido a uma palavra numa conversa em segundo plano que era parecida com ‘Alexa’. A conversa seguinte foi ouvida e gravada e a Alexa interpretou também que a deveria enviar. Naquele momento, a Alexa disse em voz alta: “Para quem?” O dispositivo interpretou a conversa em segundo plano como um nome na lista de contactos de Danielle. e perguntou em voz alta: ‘(nome do contato), certo?’ A Alexa interpretou a conversação em segundo plano como “correta”.

Levando em conta a improbabilidade de todos estes eventos, a empresa disse que está a procurar soluções: “Por mais improvável que seja essa série de eventos, estamos a analisar opções para tornar este tipo de situações ainda menos provável”.

Vários utilizadores do Alexa já relataram o estranho comportamento da coluna inteligente em março de 2018. O assistente confundiu palavras e frases comuns com o comando “Alexa, ri” e riu espontaneamente. Embora alguns utilizadores tenham explicado que as gargalhadas ocorreram espontaneamente, outros afirmaram que ocorreram quando pediram para acender a luz. Podem ver um vídeo de exemplo acima.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link