9 Configurações de Privacidade e Segurança do Google Chrome que Deve Alterar Já

Saiba como aumentar a privacidade no Google Chrome: terminar sessão na Google, alteração do motor de pesquisa para DuckDuckGo, uso de um gestor de senhas seguro, revisão das definições de segurança e privacidade no browser, regular permissões de acesso dos sites, limpeza periódica da histórico, alteração nas configurações de preenchimento automático, instalação de extensões para proteção da privacidade ou mudança para um navegador mais privado.

Nove maneiras de explorar o Google Chrome com mais segurança e privacidade

As configurações padrões do Google Chrome estão longe de ser as ideias para quem se preocupa com a sua privacidade e segurança. Se és uma dessas pessoas, mas não estás preparado para mudar para um navegador menos intrusivo como o Brave ou Tor, existem algumas formas simples para ajustar as tuas definições e minimizar o rastreamento da Google no Chrome.

Desconecta da tua conta Google

Quando fizeste login no Chrome, deste à Google acesso a muitos dados que são desnecessários. Ao makes logout, perdes algumas funcionalidades úteis da Google, porém, ganhas em termos de privacidade.

9 Configurações de Privacidade e Segurança do Google Chrome que Deve Alterar Já 1

Troca o teu motor de busca para o DuckDuckGo no Chrome

O próximo passo é dar menos dependência ao Google trocando para um motor de pesquisa que respeite a tua privacidade. A resposta é óbvia: DuckDuckGo.

Muda para um gestor de palavras-passe mais seguro no Chrome

Muitas pessoas usam o Google Chrome para guardar todas as suas passwords, e enquanto isso pode ser mais seguro do que usar senhas fracas, ou pior, a mesma senha sempre, não é um substituto para um bom gestor de senhas.

Revisa as definições de segurança do Chrome

O Chrome envia bastante informação para os servidores do Google. Tu podes alterar essa realidade ao rever as definições de segurança.

Confere quais os sites que podem aceder à tua localização, câmara e microfone

Podes rapidamente rever as definições de privacidade do Chrome para negar permissões ao teu microfone, câmara, localização e até notificações.

Apaga periodicamente o teu histórico de navegação e dados do site no Chrome

Deves evitar armazenar o teu histórico de navegação e outros dados dos websites por muito tempo. Podes periodicamente apagá-los nas definições do Chrome.

Muda as tuas predefinições de preenchimento automático

Google recolhe alguns dados sobre as coisas que digitas no Chrome. Se queres reduzi-lo, altera a opção de preenchimento automático.

Usa melhores extensões para proteger a tua privacidade

Existem várias boas extensões que ajudam a proteger a tua privacidade na web. A melhor combinação para a maioria das pessoas é usar uBlock Origin para bloquear rastreadores e NoScript para tornar a navegação mais segura.

Muda para um navegador com maior privacidade quando precisares

Finalmente, se quiseres reduzir o rastreamento, a longo prazo a melhor opção é mudar para outro navegador. Firefox oferece um bom equilíbrio entre privacidade, desempenho e personalização através de extensões.

Em conclusão, enquanto o Google Chrome possui algumas falhas de privacidade, existem passos simples que podes tomar para proteger a tua informação enquanto navegas na web. Mantém-te actualizado com todas as notícias sobre tecnologia seguindo o AndroidGeek.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!