Android Geek
O maior site de Android em Português

Mais de 80% dos smartphones vendidos mundialmente em 2015, usam sistema Android

Em tempos apontado como mais um concorrente para a Apple no mercado de smartphones, os aparelhos Windows Phone segundo a Gartner tiveram apenas 1% de participação neste segmento, enquanto que o sistema Android continua a reinar com uns absolutos 80% de market share.

A Microsoft e seus parceiros venderam 4,3 milhões de aparelhos durante o quarto trimestre de 2015, ou apenas 1,1% do mercado. Isso é menos da metade do que a plataforma vendeu há um ano, quando os Windows Phones tinham 2,8% de participação. Apenas a BlackBerry, o Tizen e outros estão atrás disso; o market share da BlackBerry caiu para apenas 0,2%.

Como já acontece há anos, o mercado de smartphones continua dominado pelo sistema Android, que obtiveram 325 milhões de unidades vendidas durante o quarto trimestre de 2015, 80,7% do mercado. A fatia do sistema do Google aumentou cerca de quatro pontos percentuais em relação ao ano anterior, aparentemente “roubando” utilizadores à Apple. O número de iPhones vendidos caiu 2,7% para 71,5 milhões de unidades no quarto trimestre, deixando a Apple com apenas 15,9% do mercado.

android-and-samsung-continue-to-dominate.jpg

Ainda segundo a Gartner, isso significa que mais utilizadores estão procurando smartphones básicos e baratos nos mercados emergentes, ou smartphones premium em outros locais. “Os preços agressivos de fabricantes locais e chineses nos segmentos de entrada e intermediários em mercados emergentes fez com que os utilizadores realizassem o upgrade mais rapidamente para smartphones acessíveis”, afirma o diretor de pesquisas da Gartner, Anshul Gupta.

Os consumidores asiáticos costumam substituir os seus smartphones já antigos por um aparelho da mesma categoria do antecessor, afirma Gupta, o que favoreceu empresas como Samsung e Huawei, as únicas duas fabricantes a aumentarem sua participação no mercado.

O maior fabricante do mercado, a Samsung vendeu 83,4 milhões de smartphones no quarto trimestre, o que lhe dá 20,7% do mercado, enquanto que o seu rival, a Apple, aparece em segundo, com 17,7%.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link