Android Geek
O maior site de Android em Português

5 dicas para saber se precisam ou não de um smartphone com muita memória

Ao escolher um novo smartphone, devemos dar uma vista de olhos nas suas especificações e características: design, processador, a qualidade da câmara e até a sua autonomia.

Ao escolher um novo smartphone, devemos dar uma vista de olhos nas suas especificações e características: design, processador, a qualidade da câmara e até a sua autonomia. No entanto, há outra secção que embora seja muito importante num smartphone, muitas vezes não recebe a atenção suficiente.

Estamos a falar da quantidade de GB de armazenamento que um telemóvel pode ter e que com aplicações cada vez mais pesadas, vídeos em 4K e Google Fotos pago, ter um smartphone com bom armazenamento torna-se essencial em 2021.

São daqueles que precisa de um smartphone com 256 GB de armazenamento ou, pelo contrário, conseguem sobreviver com muito menos? Vamos descobrir.

Precisam de um smartphone com muita memória de armazenamento?

5 dicas para saber se precisam ou não de um smartphone com muita memória 1

 

Os smartphones Android têm cada vez mais memória de armazenamento

Já lá vai o tempo em que tínhamos que nos contentar com um dispositivo com 16GB ou 32GB de memória. A famosa mensagem de "Espaço insuficiente no smartphone, liberte espaço de armazenamento" estava na ordem do dia e muitos tivemos que comprar cartões microSD para poder guardar as nossas fotos e vídeos.

Felizmente, a proliferação de serviços em nuvem veio acabar com a necessidade do malabarismo de limpar o cache e desinstalar aplicações que não usamos e, mais tarde, o milagre viria na forma de dispositivos com 64GB ou mais.

Relacionado:  Xiaomi Mi 11 Ultra: o primeiro smartphone do mundo com um ecrã na câmara

A cada dia usamos mais o smartphone para tirar fotos e vídeos de alta resolução e precisamos cada vez mais de armazenamento. Ou pelo menos é o que a maioria dos utilizadores pensa. Precisam realmente de tanto armazenamento num smartphone? Precisam se responderem afirmativamente aos pontos abaixo:

  • Gravam muitos vídeos em 4K
  • Não usam a nuvem e armazenam tudo na memória interna do dispositivo móvel
  • Têm uma grande biblioteca de filmes ou séries na memória do seu smartphone
  • Usam o smartphone para jogar e têm dezenas de jogos instalados
  • Fazem Download de todos os documentos e arquivos no  smartphone, como uma cópia de segurança

5 dicas para saber se precisam ou não de um smartphone com muita memória 2

Os microSDs foram um dos acessórios básicos para expandir o armazenamento móvel

Se responderam não à maioria destas perguntas, não precisam de um smartphone com muitos GB. Para esse tipo de utilizador, 128 GB (e até 64 GB) são suficientes. Se não, temos ferramentas como Google Drive, One Drive ou Dropbox para ter armazenamento extra.

Se, por outro lado, têm o vosso dispositivo repleto de aplicações, fotos e vídeos em 4K, é melhor optar por modelos com muitos GB de armazenamento.

Infelizmente o preço desses dispositivos costuma ser mais caro e ao contrário do armazenamento em dispositivos como computadores, os GB em smartphones são pagos a preço de ouro.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!