4 dicas essenciais para se manter seguro na Internet

Uma das grandes defesas possíveis é a compra de antivírus e de ponderar fazer um VPN download, porque estas duas ferramentas são essenciais à sua proteção. Por isso, deixamos-lhe de seguida algumas dicas essenciais para estar seguro na Internet.

A Internet é um mundo que pode se tornar perigoso mesmo ao “virar da esquina”, que é como quem diz, no próximo site que abrir. Infelizmente a Internet tem vários “problemas” que não se resolvem, sendo que um deles é precisamente o problema de hackers e phishing, ou seja, pessoas que se querem fazer passar por alguém da sua confiança ou uma empresa com quem trabalhe para que depois obtenham as suas credenciais de acesso, obtenham forma de receber um pagamento avultado ou algo deste género que lhe vai inevitavelmente criar prejuízo a si.

4 dicas essenciais para se manter seguro na Internet 1

Uma das grandes defesas possíveis é a compra de antivírus e de ponderar fazer um VPN download, porque estas duas ferramentas são essenciais à sua proteção.

Por isso, deixamos-lhe de seguida algumas dicas essenciais para estar seguro na Internet.

Use passwords fortes e diferentes

Quando está a criar uma password normalmente pode pensar no nome do seu parceiro ou parceira, nome do animal, data de nascimento do seu filho ou filha, ou algumas coisas que lhe são familiares. Mas esse é precisamente o problema, a sua password não deve ser “conhecida”, deve fazer precisamente o contrário, utilizar uma password que não conheca e gravar todas essas passwords que não conhece através de uma ferramenta como o LastPass ou o 1Password. Essas ferramentas guardam todas as suas passwords num cofre, e apenas se tem que lembrar de uma única password para aceder ao referido cofre.

Instale uma VPN

Provavelmente já se deparou com o bloqueio de certos conteúdos com base no país onde está. Quer sejam filmes, textos, ou até sites que apresentam conteúdo restrito ou diferente por estar em Portugal. Ao utilizar uma VPN consegue modificar o país onde está, e passar todo o seu tráfego por servidores encriptados que estão preparados para manter uma maior segurança on-line.

As vantagens de uma VPN não ficam por aqui, alguns serviços bloqueiam até publicidade o que faz com que por um lado o site carrege mais rápido e por outro não veja aquela publicidade muito chata que ninguém quer ver. Portanto, uma coisa que deve ter no seu Android é precisamente uma VPN.

Antivírus para smartphones

Um antivírus não serve apenas para o computador, existem vários para Android e até para iOS. A função deles num dispositivo móvel é basicamente igual à do computador, procuram sites ou instalações que estejam vulneráveis e alerta a utilizador do risco da sua instalação ou visualização. Por vezes, mesmo que não seja por mal, os utilizadores podem tentar descarregar software para Android que não é propriamente seguro, e esta é a principal função de um antivírus nos dispositivos móveis.

Saiba como agir

Para tudo aquilo que nos acontece na vida, e para evoluirmos intelectualmente, devemos estudar. E é isso que o Centro Nacional de Cibersegurança recomenda, eles têm cursos de ensino à distância, que podem ser feitos on-line, e que ensinam qualquer utilizador a comportar-se perante os problemas que existem na internet hoje em dia, sabendo o que fazer para se manter seguro. Estes cursos tem o nome de cursos de “ciber-higiene”, e estão disponíveis gratuitamente no site do Centro Nacional de Cibersegurança.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!