VPN split tunneling. O que é e como usar?

O VPN split tunneling é uma funcionalidade que lhe permite escolher que tráfego passa pela VPN e qual o que não passa. Isto pode ser útil se quiser utilizar a VPN apenas para algumas coisas, como o streaming de vídeo ou o acesso a informação sensível, e não quiser abrandar a sua ligação à Internet com as medidas de segurança extra da VPN. Neste artigo, explicaremos o que é o VPN split tunneling e como o pode configurar nos seus dispositivos.

VPN split tunneling é uma funcionalidade que lhe permite escolher que tráfego passa pela VPN e qual o que não passa. Isto pode ser útil se quiser utilizar a VPN apenas para algumas coisas, como o streaming de vídeo ou o acesso a informação sensível, e não quiser abrandar a sua ligação à Internet com as medidas de segurança extra da VPN. Neste artigo, explicaremos o que é o VPN split tunneling e como o pode configurar nos seus dispositivos.

O split tunneling faz Bypass à sua VPN – mas será que vale a pena?

Quando se escolhe a melhor VPN para as suas necessidades, muitos fornecedores podem parecer muito semelhantes. As decisões acabam por ser tomadas sobre pequenas características e funções que a separam da multidão. Uma delas é o VPN split tunneling – mas o que é, e como é que isso o afecta?

VPN split tunneling. O que é e como usar? 1

Útil para quem torre frequentemente, precisa de utilizar aplicações ou websites que não jogam bem com VPNs, e mesmo para aqueles que fluem em plataformas como Twitch, o VPN split tunneling é frequentemente um tópico de primeira página nas análises de VPN e no marketing, apesar do facto de uma quantidade significativa de utilizadores poder nunca o ter utilizado antes.

Assim, aqui estaremos a explorar exactamente o que é o túnel de divisão VPN, porque deve (ou não deve) ser um factor determinante na sua escolha de VPN, e o que o mundo real oferece aos utilizadores.

O que é o VPN split tunneling

?

Quando se liga à sua VPN sem que o VPN split tunneling esteja activado, todo o seu tráfego de Internet é encaminhado através do seu servidor VPN seleccionado. Quer seja a transmissão do YouTube no Chrome, a jogar um jogo de vídeo, ou a descarregar uma torrente, tudo é alimentado através da VPN.

No dia-a-dia, isto é perfeito – não há risco de fuga do seu IP pessoal, e se estiver a utilizar uma VPN de qualidade que permita actividades como o streaming, normalmente não notará qualquer diferença.

No entanto, nalguns casos, vai querer que parte do seu tráfego de Internet seja encaminhado através da VPN, e outros utilizar a sua ligação desprotegida. É aqui que entra o VPN split tunneling

VPNs diferentes têm implementações diferentes da tecnologia, mas em quase todos os casos, verá uma secção ‘split tunneling’, ‘whitelist’, ou ‘per-app’ nas definições da sua aplicação. Aqui, pode escolher quais as aplicações e, por vezes, quais os sítios web que pretende permitir que contornem a VPN.

Porque é útil o VPN split tunneling?

Embora as VPN tenham dado saltos e limites na última década, ainda existem algumas situações em que simplesmente não se quer usar uma. Isto pode ser porque precisa do tempo absoluto de ping mais rápido possível, porque encontra a sua VPN frequentemente faz com que responda a CAPTCHAs, ou os seus sites e aplicações favoritas simplesmente não gostam da sua VPN.

Vejamos um exemplo. É altamente recomendável que qualquer pessoa que utilize uma VPN de torrente utilize também uma funcionalidade de VPN split tunneling para permitir a navegação na web sem a VPN activa. Nesta situação, deve dirigir-se às definições da sua VPN e à lista branca do Google Chrome.

Isso significa que todo o seu tráfego de Internet proveniente do Chrome será associado ao seu verdadeiro endereço IP, mas todo o outro tráfego – incluindo o do seu cliente torrent – passará pela sua VPN.

Outro caso de uso comum para a abertura de túneis é a manutenção de um bom ping. Embora existam toneladas de serviços VPN rápidos, uma consequência inevitável é um ligeiro aumento do tempo de ping – a sua ligação está a viajar mais longe para o servidor da sua VPN, e não há nada que possa fazer quanto a isso.

Se não quiser utilizar uma VPN de jogo e preferir um ping o mais baixo possível, basta fazer uma lista branca do jogo que está a jogar em vez de desligar a sua VPN. O resto do seu tráfego ficará protegido, mas o seu jogo utilizará a sua ligação regular, e será o mais rápido possível.

A utilização de VPN split tunneling é segura?

O nosso maior conselho para qualquer pessoa que utilize uma VPN segura é mantê-la ligada o tempo todo. Isto garante-lhe a máxima protecção, e na maioria dos casos não notará nada. Poder-se-ia argumentar que a utilização de VPN split tunneling vai contra este conselho, oferecendo uma forma fácil de expor uma parte do seu tráfego.

Contudo, se há algo que precisa de fazer que não funciona quando a sua VPN está activa, optar selectivamente por redireccionar uma única aplicação em vez de desligar totalmente a sua VPN é definitivamente a melhor escolha.

Assim, embora a abertura de VPN split tunneling permita aos utilizadores colocarem-se num risco um pouco maior, é muito melhor do que a alternativa de não utilizar uma VPN de todo.

O VPN split tunneling funciona em todos os dispositivos?

Se a sua VPN suporta VPN split tunneling, tem uma aplicação VPN Windows 10. Estas são normalmente as mais bem equipadas de todas as aplicações VPN. O Android é flexível e permite muitas funcionalidades, pelo que uma VPN Android de qualidade terá provavelmente também a oferta de VPN split tunneling. O mesmo se aplica a uma VPN Mac onde o VPN split tunnelingo é comum – embora algumas VPNs ainda não o ofereçam.

VPN split tunneling. O que é e como usar? 2

No entanto, no iOS, a abertura de VPN split tunneling é praticamente impossível de utilizar pelas VPNs, uma vez que o sistema operativo tem regras estritas sobre quais as aplicações que podem separar o tráfego da Internet. Isto significa que, embora as aplicações VPN do iPhone sejam tão poderosas como as de outras plataformas na maioria das áreas, é muito pouco provável que ofereçam a construção de túneis separados.

Precisa de um túnel de divisão VPN?

Quando se trata de escolher a VPN certa para si, é essencial considerar para que é que a vai utilizar. Se só está nela para melhorar a privacidade geral, então a abertura de VPN split tunneling não será uma prioridade. No entanto, se puder considerar desligar a sua VPN para uma determinada actividade, a utilização da abertura de túneis em vez disso será provavelmente útil.

E, felizmente, quase todos os melhores fornecedores oferecem a funcionalidade, por isso se optar por um dos nossos favoritos como o ExpressVPN ou NordVPN, terá acesso a ele, quer precise dele ou não.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!