Android Geek
O maior site de Android em Português

Wiko View 3 Pro, como se costuma dizer: "à grande, e à francesa"

Pelo menos é o que o nome deste Wiko sugere, mas será que a denominação de Pro é bem aplicada no Wiko View 3 Pro?

Wiko View 3 Pro, como se costuma dizer: " à grande, e à francesa"

A Wiko finalmente apresentou um telefone para os “Pros” das tecnologias. Pelo menos é o que o nome deste Wiko sugere, mas será que a denominação de Pro é bem aplicada no Wiko View 3 Pro?

Anunciado este ano no Mobile World Congress em Barcelona, o Wiko View 3 Pro já se encontra no mercado nacional. A marca francesa, apresenta agora, talvez o modelo mais valioso do seu portfólio. Este telefone, já se encontra numa gama de preços onde a marca  compete com outros nomes como o caso, da Hisense com o seu Infinity H2, ou até mesmo a Huawei com o seu P Smart.

Mas estará este francês, que no fundo é controlado por chineses, no mesmo patamar que muitos Pros se encontram?

Relembramos que o Wiko View 3 Pro é um equipamento, média gama alta, com um valor que ronda a casa dos 299 euros

Wiko View 3 Pro

Mas vale esse preço? Bem vamos descobrir, mas antes de entrarmos a fundo na análise, vamos deixar um resumo das especificações do View 3 Pro e com o que podem contar na sua caixa.

 

O que vem na caixa?

Aqui não há muito mais a pedir, podem contar com o telefone em si, respectivo carregador e cabo Tipo C, uns auriculares de 3.5mm (sempre bem vindos), a papelada do costume e uma capa. Capa esse de silicone que vos vai dar muito jeito.

O que vem na caixa? bem os culpados do costume.

Wiko View 3 Pro e as suas características 

Sistema OperativoAndroid Pie 9.0 
Disponibilidade 2019
Dimensões159.5 x 75 x 8.1mm
Peso184 gramas
Ecrã 6.3 polegadas
Resolução IPS 1080 x 2340 píxeis 409 ppi 
Câmaras Traseiras 13MP (f/1.7, 120°) + 12MP (f/2.4, 1.25µm) + 5MP(f/2.2)
Câmara Frontal16 MP f/2.0
ProcessadorHelio P60 MediaTek MT6761
Placa GráficaARM Mali-G72 
RAM6 GB
Memória interna128 GB (expansível até 256)
Bateria4000 mAh

 

Construção e Design do View 3 Pro

O Wiko View 3 Pro possui uma estrutura metálica robusta e uma traseira em vidro. O design apresenta bordas arredondadas e cores com um gradiente espelhado bem visível. Desta vez a wiko olhou para o Oriente à procura de inspiração, uma vez que este design tem sido muito usado por outros equipamentos que custam muito mais.

O nosso modelo desta análise, a cor na moldura passa de ouro rosa na parte superior a um azul escuro na parte inferior, muito bonito. E claro, a traseira em azul escuro reflete a luz incidente com tanta força, que a minha namorada me o roubava para usar como espelho para se maquiar.

 

 

Mas atenção, que com tanta beleza junta, temos alguns sinais de perigo. O View 3 Pro é um telefone que parece ter uma relação de amor & ódio com o chão. E digo isto, porque, tal como a mítica banda de Rock Português, os Xutos & Pontapés cantam- “Ai se ele cai, vai se partir!“.

Por mais bonito que o View 3 Pro seja, o uso da capa é obrigatório, tanto para a sua segurança bem com a usa manuseabilidade, já que ele desliza pelos dedos como manteiga e o seu tamanho geral não ajuda quando queremos usar apenas uma mão.

Os botões físicos encontram-se no lado direito do dispositivo e apresentam uma resposta firme e robusta, e o botão da energia tem uma textura diferente para o diferenciar facilmente dos outros, e a entrada para os cartões NanoSIM / microSD encontra-se no lado esquerdo.

Em comparação com outros telefones da sua classe, o Wiko 3 Pro é um dispositivo pesado, com um peso de 184 gramas. As dimensões físicas também são um pouco maiores, mas com um design quase sem moldura. Oferece uma grande proporção de área, que é usada pelo seu ecrã.

No que toca a entradas físicas, na parte inferior do telefone o View 3 Pro vem com uma porta USB Tipo C para transferência de dados com fio. E a Wiko ainda é das poucas marcas que ainda incorpora uma entrada para auriculares de 3,5 mm, esta que está localizada na sua parte superior. Também temos microfones localizados em ambas as extremidades do telefone.

Por último, na parte inferior temos uma coluna de som, que facilmente pode ser tapada quando seguramos no telefone na horizontal para jogar ou consumo de multimédia.

Mas posso afirmar que apesar de ter apenas uma única saída de som. A coluna do View 3 Pro oferece um volume relativamente alto com uma gama de sons caracterizado por agudos baixos. No entanto, os sons abaixo do volume médio diminuem rapidamente, mas mesmo assim não deixa de ser um telefone adequado para a reprodução de conteúdo de multimédia. E claro não poderíamos deixar de mencionar o ecrã do View 3 Pro

 

View 3 Pro e o seu Ecrã Gigante

O View 3 Pro vem com um ecrã IPS com 6.3 polegadas, um dos maiores ecrãs que a Wiko já nos apresentou, com uma resolução de 2340x1080 e 409 PPI.

De todos os equipamentos da Wiko que já tivemos oportunidade de testar, sempre reparamos que os ecrãs eram um dos pontos mais fracos. 

Algo que vimos melhorado com esta versão do View 3 Pro. Este apresenta um brilho forte quando a nível de luminosidade está no máximo, mas nada que nos faça tremer os olhos caso, estejamos em ambientes mais escuros.

Apresenta contraste decente entre as cores e a reprodução de cores pode ser mais quente ou mais fria através de uma escala programável encontrada no menu de configurações, e um modo de luz noturna adiciona um tom amarelo perceptível à imagem.

No que toca à sua utilização ao ar livre o Wiko View 3 Pro pode ser usado ao ar livre sem grandes problemas, desde que áreas ensolaradas sejam evitadas. O brilho fornecido é suficiente para que o conteúdo do ecrã seja legível. 

No entanto, os objetos ao redor são refletidos rapidamente sob ângulos de visão oblíquos, o que prejudica a visualização do mesmo.

O painel IPS do telefone Wiko possui ângulos de visão muito estáveis, o que torna o ecrã legível, praticamente em qualquer ângulo, sem mostrar distorções ou mudanças de cor. 

 

Performance e potência tudo num Wiko 

A Wiko incorporou no View 3 Pro um processador Mediatek Helio P60 SoC  e uma  placa gráfica ARM Mali-G72 MP3. Que em combinação com os 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento flash eMMC interno. 

O que fez subir a fasquia do dispositivo, igualando o Wiko View 3 Pro, no mesmo patamar de muitos equipamentos da gama intermédia alta. 

Se forem daquelas pessoas que têm um dom para encher o armazenamento interno do vosso telefone. Tenham calma, a Wiko pensou nisso, uma vez que podem expandir a memória até 512 GB com o uso de um cartão microSD. 

Mas tenham atenção, se usarem um cartão microSD externo, a função dual SIM será perdida, pois o slot híbrido apenas funciona com um cartão de cada vez.

Nos nossos testes de benchmark, o telefone Wiko alcançou resultados, que lhe permitem garantir uma posição sólida na gama média, em comparação com equipamentos do mesmo tipo.

Como o caso do Huawei Mate 20 lite ou o Samsung Galaxy A50, que apenas estão um passo à frente. Nos testes o Wiko View 3 Pro, atingiu uns respeitáveis 1487 pontos no AnTuTu e 137897 no GeekBench.

A  unidade gráfica interna MP3 ARM Mali-G72 é uma GPU de gama média, adequada para dispositivos, com alguma exigência moderada por desempenho gráfico. Portanto, os jogos modernos podem ser jogados sem problemas em níveis de qualidade médios, nos quais um pouco de instabilidade pode ser percebido com títulos particularmente exigentes. 

Os jogos testados por nós,  Asphalt 9 e Shadow Fight 3, correram sem problemas durante toda a sua utilização. E todos os inputs foram rápidos e precisos, tanto no ecrã sensível ao toque, como os sensores do telefone.

A superfície lisa do ecrã tornou possível passar por longas sessões de jogos sem que as pontas dos dedos ficarem tensas. Agora as pernas, de estarmos tanto tempo sentados a jogar, isso é outra história.

 

Software - Smartphone com Android puro

O Wiko 3 Pro vem com a última versão do sistema Android, a versão 9.0 Pie quase puro com o último patch de segurança. Aqui a Wiko absteve-se de instalar aplicações de terceiros e apenas fornece a aplicação Smart Folio, que com ela podem conectar capas interativas. “opcionais” da marca. E claro sem esquecer da aplicação da Câmara da Wiko.

Mais uma vez aqui a Wiko, oferece aos seus utilizadores uma experiência o mais próxima à original possível da Google. Mas com alguns extras e funcionalidades da marca, como por exemplo o Modo Jogo, Modo Fácil e algumas funcionalidades adicionais de forma a melhorar a experiência do utilizador. 

3 câmaras 3 opções de escolha.

A Wiko não quis perder a onda atual do mercado, e equipou o View 3 Pro com uma configuração de câmaras tripla na sua traseira. 

Podemos contar com um sensor de 13MP com uma abertura de  f / 1,7 e uma grande angular de 120 °, um sensor de 12MP com uma  abertura de f / 2,4, além de um sensor de 5MP com uma abertura de f / 2,2. 

Há também uma câmera frontal de 16MP com uma abertura disponível de  f / 2.0 para fotos em retrato. O que oferece fotos com uma qualidade média. Os detalhes e estruturas finos são bem capturados, mas as áreas claras nas fotos parecem excessivamente brilhantes e anti naturais em comparação com cores mais escuras. 

Tal como em versões anteriores é possível com aplicação da câmara da Wiko, melhorar ou alterar a qualidade das fotos, graças à presença de tecnologia AI que já tínhamos visto em outros modelos, onde é aplicado um efeito de embelezamento “controlado” ou uma regulação na nitidez do fundo com uma escala livremente programável, e continuamos com  a presença de filtros de cores e HDR.

Além das opções de ajuste já referidas, a grande novidade este ano, é que o View 3 Pro permite o uso de um modo grande angular, bem como o do Google Lens em objetos mostrados no visor. 

A câmera principal no Wiko View 3 Pro beneficia muito das boas condições de luz. As imagens com a lente grande angular tiradas em dias sem brilho surgem um pouco escuras, pelo que muitos detalhes não são nítidos. A diferença entre as áreas claras e escuras da imagem também é muito visível aqui, criando pontos muito claros e comparativamente escuros na foto. 

No entanto, cores fortes são muito bem capturadas, no entanto, temos ênfase excessiva nas áreas brilhantes da imagem. A mesma situação também está presente em fotos de close-ups, onde as cores também são bem replicadas.

Também é possível identificar facilmente detalhes e estruturas, e as bordas dos objetos são claramente diferenciadas umas das outras. O Wiko View 3 Pro não produz as melhores fotos ​​com pouca luz. 

No que toca aos vídeos gravados em movimento resultam em uma qualidade semelhante à encontrada decente. Um estabilizador de imagem cuida da trepidação da câmara e a resolução pode ser configurada para 720p, 1080p ou para o formato do ecrã do telefone. Este modelo também temos a possibilidade gravar vídeos com slow motion. Onde depois na secção da edição podemos escolher a zona do vídeo onde queremos que os frames abrandem.

 

Galeria completa de fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Duração da bateria

O carregador incluído suporta a tecnologia de carregamento rápido Pump Express e requer cerca de duas horas para carregar completamente a bateria de 4000 mAh.

Apesar do nome ,não carrega muito rápido não.

Durante a nossa utilização e testes práticos, com o Wi-Fi e os dados sempre ligados, e a minha utilização “banal”. 

O Wiko View 3 Pro atingiu uma duração de 26 horas. Claramente, aqui a espera pelos 100% é compensada, sendo este o ponto mais forte do View 3 Pro, ao ponto que saia de casa despreocupado com 30%.

Veredicto - Wiko View 3 Pro convence com desempenho, mas a câmara mostra fraquezas

O Wiko View 3 Pro ganha pontos positivos com seu design, e com o seu atraente gradiente de cores. O telefone Android de 6,3 polegadas não apresentou deficiências na sua qualidade de construção e revelou as suas qualidades com o desempenho do sistema. 

No entanto, a configuração de três câmeras muito divulgada não conseguiu atender às nossas expectativas. Enquanto os close-ups parecem agradáveis ​​sob boas condições de iluminação, os objetos ficam escuros sob más condições de iluminação e as áreas mais claras são super expostas.

Os interessados que podem lidar com esta falha, vão ficar  entusiasmados com a longa duração da bateria, vão adorar o design do dispositivo e do seu ecrã grande.

 

Pontos Positivos

 

  • Bateria
  • Design
  • Performance

 

Pontos Negativos

 

  • Câmara
  • Preço
  • Tamanho

 

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais