Recentemente os operadores, para competir com outros sites de streaming, têm permitido aos seus clientes a visualização de canais através dos mais variados dispositivos (PC, smartphone, tablet). Meo, Optimus Clix, Vodafone e Zon disponibilizam essa oferta para dispositivos móveis através de aplicações dedicadas para IOS e Android.

No que diz respeito a ZON, apenas possibilitava o acesso através da plataforma IOS, sendo a muito requisitada a versão Android, devido principalmente a popularidade deste sistema. Após uma longa espera, a aplicação Zon Online foi disponibilizada para Android.

As funcionalidades existentes nesta versão são semelhantes as disponíveis na versão IOS e através do site Zon Online, sendo permitidas operações como:

  • Ver canais de televisão em direto
  • Ver do início programas passados
  • Aluguer de filmes do videoclube
  • Ver filmes do videoclube já alugados
  • Agendar gravações
  • Pesquisar conteúdos
  • Consultar o guia de programação

Através da Play Store, a instalação correu sem problemas e ao abrirmos a aplicação temos o ecrã inicial e de seguida estamos no menu principal.

A interface da aplicação é semelhante a presente nas ZON Box na versão Iris, apenas com a diferença de ser totalmente táctil. Como opções principais temos: Arquivo, TV, Guia , Videoclube , Destaques e Pesquisa.

 

Para a visualização dos canais, segundo a própria FAQ presente na aplicação e no site ZON, para acedermos ao conteúdo/canais é necessário ser cliente Íris e ter login válido no My Zon , a plataforma de gestão online. (http://my.zon.pt). Após autenticação temos acesso a 40 canais. ( lista completa em zon.pt)

O uso da aplicação é fácil, sendo o acesso as funcionalidades feito sem nenhuma dificuldade e a resposta dos mesmos sem praticamente nenhum atraso. Como podem ver nas imagens, as principais operações Íris estão disponíveis:

Relacionado:
Baidu divulga pesquisa sobre o consumo de energia de Apps

                          

                          

No que diz respeito a imagem/qualidade , podemos notar alguma variação de canal para canal, sendo que, por exemplo, no canal MOVHD a qualidade é (ligeiramente) superior em comparação a canais com resolução SD. No entanto, como regra geral, a imagem é aceitável.

 

Durante a utilização, não notamos dificuldades/bugs que pudessem influenciar a experiência do utilizador. De resalvar que após o primeiro login, recebemos a mensagem de “Canal Codificado” por alguns instantes. Após isso, o acesso aos canais foi normalizado.

Para concluir, resta indicar que a aplicação é compatível com a versão 4.0 ou superior. (Notamos que na FAQ é referida a compatibilidade com a versão 2.3, sendo recomendada a versão 4.1. Essa informação contraria a fornecida na própria Play Store)

Download: Play Store  (6.3 MB)

 Nota: Aplicação testada em Asus MemoPad 7 HD

 

3 COMENTÁRIOS

  1. para aí quase 2 anos depois depois da versão para iphone não?? finalmente!!

Comments are closed.