Whatsapp guarda registos de conversas, mesmo depois de estas terem sido apagadas.

Foi graças o “investigador” Jonathan Zdziarski, através de examinação de equipamentos que continham a ultima versão do Whatsapp, Zdziarski descobriu que a aplicação retinha e guardava registos das conversas mesmos depois de estas terem sido apagadas.

Apesar da mais famosa aplicação de mensagens instantâneas ter sido reconhecido como uma das mais seguras com o seu sistema de encriptação, segundo o Zdziarski, os registos que eram supostamente apagados, encontram-se na memoria física ou nos backups na cloud.

0B5CUt KUpXFUSDlBb0pNd2prNms Whatsapp afinal não apaga as conversas image

Segundo as investigações o problema reside com a biblioteca SQLlite, que é usada para com sistema de bases de dados da aplicação, em muitos casos a informação é apenas registada apenas como “apagada”, mas fica um registo residual no disco do equipamento e nos backups.

Jonathan Zdziarski descobriu esta falha na versão do Whatsapp para IOS, e os backups no sistema iCloud storage sem qualquer tipo de encriptação, algo que o Whatsapp veio anunciar em Abril.

A questão aqui é que todo o processo de encriptação apenas acontece durante a transmissão entre os destinatários, uma vez chegado ao seu destino segundo as descobertas do Sr Zdziarski a coisa muda de figura.

WhatsApp Google Drive Backup Whatsapp afinal não apaga as conversas image

Agora a questão que muitos se estarão a perguntar, é se o mesmo se passa para a aplicação do Whatsapp para Android.

Até à data não podemos afirmar nada, uma vez que segundo Zdziarski a sua descoberta foi apenas para a aplicação e versão da Cloud IOS.

Relacionado:
Google anuncia o FotoScan, aplicação que transforma a fotografia analógica em digital

Mas será um tópico que estaremos atentos para vos manter informados.

E vocês que usam o Whatsapp como serviço instantâneo de mensagens, iram continuar a usar a confiar no mesmo ?