Waze vai lançar uma app de boleias

Waze Rider.jpg

Como todos sabemos a app Waze pertence à Google que recentemente começou a testar uma nova versão dessa aplicação, chamada Waze Rider.

Este Waze Rider tem como objectivo facilitar a partilha de boleias/transporte para os utilizadores que têm o mesmo destino ou trajecto. De certo modo pode ser visto com o um serviço semelhante ao do Uber mas sem envolver motoristas profissionais.

A aplicação funcionará à parte da aplicação mãe Waze e em termos práticos visa localizar os utilizadores, alertando-os para outros utilizadores que estejam a fazer o mesmo trajecto ou tenham o mesmo destino e que estejam dispostos a oferecer boleia. Quem está à procura de boleia faz o pedido via smartphone, que pode ser aprovado ou rejeitado por quem está a conduzir. Nesta aplicação o “pendura” pode ter um papel mais activo na acção, uma vez que pode fornecer informações acerca de acidentes ou outros constrangimentos ao motorista, através do próprio Wazer Rider.

Waze Rider

À semelhança do Uber, as tarifas são apresentadas na própria aplicação e variam conforme o trajecto. O pagamento é feito directamente no Waze Rider.

Para já apenas um grupo restrito de utilizadores (cerca de 25 mil funcionários de empresas ocais) vão testar a aplicação em São Francisco, perto da sede da Google em Mountain View. Não há previsão para a conclusão do período de testes nem mesmo para o lançamento da app, contudo isso deverá ser feito gradualmente e com algum cuidado da parte de Google, uma vez que este tipo de serviços tocam em assuntos muito sensíveis em determinadas regiões – veja-se em portugal a batalha Uber vs. Taxistas, por exemplo.

Relacionado:
ESET divulga o top 10 das ameaças informáticas mais ativas em Portugal