A Samsung reforçou a vantagem sobre a Apple no segundo trimestre deste ano. A sul-coreana vendeu sensivelmente 76,74 milhões de smartphones entre Abril e Junho, o que corresponde a um crescimento de mais 6,5%, relativamente ao mesmo período do ano passado, revelam os dados divulgados pela consultora Gartner, da passada quinta-feira. A Apple, pelo contrário, vendeu menos iPhones: passou de 48,09 milhões para 44,4 milhões na comparação entre o segundo trimestre de 2015 e o de 2016. Este foi o terceiro trimestre consecutivo de perdas nas vendas para a Apple.

Os resultados das duas maiores marcas de smartphones tiveram reflexo na quota de mercado. Enquanto a Samsung passou a ter 22,3% (quando tinha 21,8% de 2015), a Apple perdeu perto de dois pontos percentuais de uma só vez (de 14,6 para 12,9%).
0B5CUt KUpXFUWDFEM29NNkpMNDg Vendas de smartphones‬ cresceram mais de 4%, Android é o rei e a Apple continua em queda image

A Gartner assinala que houve uma desaceleração nas vendas de smartphones. “A procura por smartphones de gama alta desacelerou no segundo trimestre de 2016, com os consumidores à espera que novos equipamentos para o segundo semestre”, refere Anshul Gupta, responsável pelo departamento de estudos da consultora. Este efeito foi mais visível nos países desenvolvidos, à exceção do Japão, do que nos países em desenvolvimento, onde a procura aumentou em todas as regiões exceto na América Latina.

Nota ainda nestes dados para o terceiro lugar ocupado pela Huawei. A marca chinesa vendeu 30,67 milhões de smartphones no segundo trimestre, mais 15,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. A quota de mercado passou dos 8 para 8,9%. Em geral, as vendas de smartphones aumentaram 4,26% no segundo trimestre face ao período homólogo de 2015.

Relacionado:
WebVR chega ao Chrome para Android já em janeiro 2017

0B5CUt KUpXFUN1Nnc1g5Y3BSRVU Vendas de smartphones‬ cresceram mais de 4%, Android é o rei e a Apple continua em queda image

Relativamente aos sistema operativos, os dados da Gartner mostram ainda o reforço do ‘duopólio’ nos sistemas operativos dos smartphones. Google e Apple, através dos softwares Android e iOS, concentraram 99,1% das vendas entre abril e junho, deixando apenas 0.9% para os outros sistemas.