Conhecer o USB-C

0B5CUt KUpXFUTlVtTEZGdG9mMnM Conhecer o USB C image

 Provavelmente todos já passaram por esta situação, estão no trabalho ou em algum espaço publico, e o vosso smartphone ou gadget dá sinal de pouca bateria, e não tem nem um powerbank ou o vosso carregador à mão, e pedem ao vosso colega ou amigo mais próximo o cabo deles.

 

“Admitam todos já fizeram isto” 

Hoje em dia todos temos a noção que os smartphones e gadgets desde os mp3 até camaras de fotografias usam a mesma entrada para poderem carregar ou transferir conteúdos para um computador.

E nome dela é “microUSB”, e enquanto ela fez maravilhas para a criação de um padrão unificador, que basicamente quer dizer que toda a gente tem o mesmo carregador que eu.

One to charge then all

Neste ultimo ano que passou começou a surgir algo novo, que veio agitar este padrão, algo que veio dar início a uma revolução.

O nome dessa revolução é  “USB-C”, provavelmente já ouviram falar dela nos últimos smartphones que saíram no mercado, ou da polémica que surgiu com mesma entrada que era usada nos cabos que vinham com o “One plus2”.

Por isso se estão a ponderar adquirir um equipamento com esta entrada, e não sabem bem o que esperar, talvez esta introdução seja a indicada para vocês.

A porta “USB-C” serve muito mais do que para além carregar o vosso smartphone.

Relacionado:
A LG culpa cabos USB Type-C pelos problemas com o V20

A longo prazo esta porta irá substituir as atuais portas convencionais, com a sua forma oval de modo a unificar a ligação com outros aparelhos eletrónicos.

Mas até isso acontecer ainda vai levar algum tempo.

No entanto há que ter em consideração alguns perigos associados com alguns fabricantes que vendem cabos e adaptadores que não funcionam bem, como deveriam, e só funcionam naquele equipamento respetivo, para que foram desenvolvidos.

Mas há bastantes benefícios positivos para utilizar esta nova porta.

Para ajudar a explicar este ponto um pouco melhor, seguem uns diagramas fornecidos pela androidcentral.

0B5CUt KUpXFUYl8zclF2OERKc0U Conhecer o USB C image

0B5CUt KUpXFUVGx2Ml9rVVNuMlU Conhecer o USB C image

Esperemos que fiquem esclarecidos.