Eu costumo perder as coisas. Esqueço-me das chaves em casa dos meus amigos. Já me esqueci de um casaco num restaurante. Compro caixas de leite e esqueço-me de beber até se estragarem. E sim, já perdi o meu telefone algumas vezes. Agora, de todas as coisas que eu listei acima, os incidentes que mais me preocuparam foram as vezes em que perdi o meu telefone. As duas vezes em que eu o perdi foi muito difícil de voltar a encontrar e minimizar os problemas que decorrem de perder um equipamento com tanta informação pessoal. Tive que bloquear todas as minhas redes sociais – e devo admitir, eu tinha-me esquecido da quantidade de redes sociais que estavam logadas no meu telefone.

Tive que informar a minha empresa de cartão de crédito porque só pois já nem sei o número de vezes que fiz compras online no MEU telefone, e o número do cartão já estava até guardado no teclado. As milhares de fotos e e-mails que estavam no smartphone, esses sim pareciam-me perdidos para sempre. Não podia fazer nada a não ser esperar que o estranho que encontrasse meu telefone pelo menos limpasse a memória antes de o começar a usar.

6p-multi.jpg

Das duas vezes tive sorte (obviamente modo de falar) porque as pessoas que encontraram o telefone decidiram não roubar minha identidade, ou usar o meu cartão de crédito antes que eu pudesse bloqueá-lo. Mas já ouvi diversas histórias sobre roubo de identidade e fraudes nas redes sociais. Também sabia que precisava de colocar um fim neste meu esquecimento. E embora tenha começado a utilizar estratégias para garantir que tinha todos os meus pertences antes de deixar um local, isto não me parecia o suficiente. Por isso, eu e um amigo decidimos colocar um spyware no telefone chamado XNSPY  para ver se poderia proteger os meus dados, caso perdesse novamente o meu dispositivo.

Relacionado:
LastPass passa a ser gratuito para todos os dispositivos

nexus-6p.jpg

Como funciona?

Usamos uma aplicação que pode ser instalada em qualquer dispositivo. Mas já que queríamos a aplicação para garantir a segurança do nosso próprio dispositivo, instalamos no nosso telefone. O processo é um pouco complicado. Precisamos adquirir a aplicação na loja online e depois seguir alguns passos para instalar no telefone. Decidimos que, já que é uma aplicação de monitorização, deveríamos seguir o protocolo e esperar a magia acontecer. O processo leva cerca de 5 minutos, mas é preciso seguir os passos à risca para que funcione como deve ser. Depois da instalação, necessitamos configurar a conta online. Isto, essencialmente, irá sincronizar o telefone com a nuvem. Todos os dados do telefone são então armazenados pela aplicação nessa nuvem.

nexus_5x_and_6p.jpg

Verificar a localização do telefone via GPS

gps.jpg

Outra coisa que é incrível na aplicação é que ele vem com um localizador GPS. Isto é útil porque se perder o dispositivo, posso ir ao painel online e verificar a sua localização atual. Por exemplo, se eu soubesse que meu telefone estava no restaurante onde eu o esqueci, poderia ter voltado lá. Esta função garante que temos mais probabilidade de ter o nosso smartphone de volta.

O Bloqueio Remoto

Agora, vamos dizer que procura o dispositivo e descobre que está com uma pessoa estranha fora da sua zona de alcance. O melhor a fazer é não arriscar a sua segurança e esquecê-lo. Mas, todos os dados ainda se encontram lá, e se a pessoa que o encontrou é um criminoso, como sabemos o que é que pessoa o encontrou pretende fazer com ele?  Neste caso, a função de bloqueio remoto entra em ação. Através do painel online, podemos bloquear o dispositivo remotamente, assim ninguém terá a oportunidade de o usar. Eles terão o dispositivo na sua posse mas não poderão aceder aos seus dados. Lembra-se dos e-mails e das fotos de que falei anteriormente? Eles estariam protegidos se eu tivesse um spyware no telefone.

Relacionado:
[Geek Alert] Oukitel K7000

Útil ou Não?

Nem é preciso de dizer, útil. Principalmente se são como eu, esquecidos por natureza. Se não se importam de perder 5 minutos para instalar a aplicação, irão garantir a segurança do dispositivo e acima de tudo dos seus dados.

Se querem saber mais sobre a aplicação que utilizei, podem ir até xnspy.com para ver mais detalhes. A aplicação possui diversas funções, mas para mim, o bloqueio remoto é a mais útil.

DEIXE UMA RESPOSTA