A cada dia que passa vejo mais pessoas com duvidas sobre as baterias de LI-Ion, se viciam ou não, se tem que ficar descarregadas antes de nova recarga, qual o  tempo de vida útil das mesmas, etc.

 

As baterias de lítio são das mais modernas de baterias que existem actualmente. Não sofrem do temido efeito memória, aquele que as baterias vão ficando viciadas depois de varias recargas parciais. Elas apresentam uma óptima relação peso/potência, fornece muito mais energia que as bateria de Chumbo ácido, as que são usadas nos carros por exemplo.

Mas nem tudo é um mar de rosas, meus amigos, o lítio, matéria prima dessas baterias, é um metal extremamente instável, uma pequena procura na Internet, e acha-se imagens e notícias de telefones que simplesmente explodiram e/ou portáteis que pura e simplesmente arderam. Mas não se preocupem, isso dificilmente vai acontecer contigo, casos como esses ocorrem quando impurezas entram na bateria no seu processo de fabrico.

Essas baterias têm alguns pequenos problemas, elas tem um número relativamente pequeno de cargas e descargas completas antes de começarem a perder sua capacidade de armazenamento de energia. Isso deve-se ao facto dela se oxidar, e actualmente isso começa-se a notar aos cerca de 500 ciclos de carga e descarga, mas esse número tem vindo a ser melhorado ao longo do tempo.

Relacionado:
Baidu divulga pesquisa sobre o consumo de energia de Apps

Deixo aqui algumas dicas básicas sobre preservação e utilização dessas baterias:

  • Evite descargas completas, pois as baterias de Ion de Lítio oxidam mais rapidamente quando completamente descarregadas.
  • Se guardar as baterias, ou se deixar seu dispositivo muito tempo sem uso, guarde-as com um nivel de energia a rondar os 50% de capacidade, num local fresco e arejado, e sempre protegido do sol.
  • Mantenha-as frias! Elas podem literalmente explodir quando super aquecidas, por tanto, nada de usar o seu dispositivo em cima do colo/cobertor por muito tempo!
  • Não tente recuperar uma bateria morta! Antigamente, algumas bateria podiam ser recuperadas, fazendo uma descarga ultra completa e depois carregando totalmente a bateria. Se utilizar este processo numa bateria actual, tudo o que conseguirá é oxidar ainda mais a bateria e reduzir o tempo de vida útil da mesma.
  • As baterias de Li-Ion começam a oxidar assim que são fabricadas, então, não tentes poupa-la ao máximo. As baterias são feitas para ser usadas, e usando-as ou não, mais cedo ou mais tarde vão “morrer”
  • Resumindo, a melhor maneira de usar uma bateria , é usa-la de acordo com suas necessidades, carregando sempre que necessário, não esperar que ela descarregue para carregar novamente .
  • Ao usar o telefone/portátil ligado à corrente, não retire a bateria, mesmo sabendo que não a irá usar durante várias horas, pois alguns telefones/portáteis, usam a bateria para controlar os picos de corrente, interferências e quedas de tensão.
Relacionado:
LG V20 poderá não pisar o solo Europeu

 

E já sabem, alguma coisa perguntem 😉