A Trend Micro, famosa empresa de segurança, diz ter conhecimento da existência de mais de 3 mil cavalos de troia presentes em diversas aplicações para o sistema Android, e desses 3000, mais de 400 conseguiram infiltrar-se na loja oficial de aplicações da Google, a PlayStore.

0B5CUt KUpXFUR0ZvamRoblhTMXM Trend Micro descobre centenas de aplicações maliciosas na Playstore image

No entanto continua válida a recomendação de se evitar fazer download de aplicações em lojas de terceiros, mas isso não significa que utilizando apenas a Playstore ou outra loja oficial, não estejamos em perigo de instalar uma aplicação contaminada.
A maioria das aplicações infetadas estão relacionadas a itens de personalização, como temas e skins, e jogos. A Trend Micro informa, por exemplo, que o Mod GTA 5 for Minecraft PE”, disfarça-se de um jogo, mas na verdade é uma aplicação maliciosa, infetada com o malware DressCode. A estimativa é que essa aplicação tenha sido instalada entre 100 mil e 500 mil vezes. A aplicação equipada com esse malware tem a função de estabelecer ligação com um servidor controlado pelo cibercriminoso, que depois de firmada essas ligações é possível passar pelo NAT, e então instalar um proxy no dispositivo que garantisse ao utilizador mal intencionado a possibilidade de correr comandos, como por exemplo a inclusão do aparelho em numa rede botnet, utilizada para desferir ataques direcionados.

A Google já foi informada e está a tomar as providências necessárias para resolver essa situação.

Relacionado:
Sharp anuncia o Aquos xx3 mini com ecrã de 4,7 polegadas e 3GB de RAM