Sony tem uma patente para uma lente de contacto com câmara fotográfica embutida,Os wearables são o novo nicho da moda, desde smartwatches, óculos, anéis, e pulseiras, mas nada se ainda chegou ao nível biónico, algo que fosse mais do que usar um relógio para ver as nossas mensagens.

maxresdefault.jpg

Há uns tempos atrás o Google veio anunciar que está a ponderar em criar uma lente de contacto de modo a acompanhar o nível dos diabetes de pacientes, e a Samsung  pensou um passo mais à frente em criar uma lente de contacto com uma câmara acoplada.

Mas parece que a Sony não andou parada a ver o que os concorrentes andavam a fazer e veio registar patente para uma lente capaz de fotografar.

A informação que recolhemos trata-se de uma câmara que seria controlada por meio de um piscar de olhos, estou a ver muitas pessoas a passarem a mensagem errada com este sistema.

Mas como iria a câmara distinguir entre um piscar de olhos intencional de um involuntário, uma vez que um ser humano consegue durante uma simples conversa piscar o olho pelo menos umas 20 vezes, sim Google it.

20160429074211.png

A Sony diz que é possível distinguir entre um piscar de olho propositado de um involuntário, tornando o movimento viável para activação do obturador, ok parece me viável, mas continuo a dizer que vai haver muita boa gente a pensar que se estão a fazer a elas.

Relacionado:
Trend Micro descobre centenas de aplicações maliciosas na Playstore

Mas fora de brincadeiras a patente fala também de um sistema de foco automático para o registo das fotos, ajuste automático do tempo de exposição e até zoom ajustável como uma câmara profissional.

Outros detalhes: o dispositivo inclui armazenamento interno para armazenamento dos arquivos e conta com uma tela OLED, que pode passar algumas informações visuais para o utilizador, mais ou menos como Google Glass faz, e tudo isto num aparelho do tamanho de uma lente de contacto.

Curiosamente, este projecto não é propriamente recente, o registo da patente foi feito em 2013, e não nos podemos esquecer que este tipo de projecto levanta muitas questões de privacidade.

Lembram-se dos problemas que os utilizadores do Google Glass tiveram em usarem o seu Glass em espaço públicos e alguns estabelecimentos, tendo em conta que trata-se de um dispositivo que não passa de despercebido, quanto mais uma lente de contacto que mais parece algo saído de um filme de espionagem.

No entanto, fica a ressalva: patentes apenas comprovam que a empresa teve a ideia, mas não garantem que ela irá se transformar num produto real.

Existem inúmeros casos de patentes que nunca saíram do papel, e só o tempo dirá se a Sony irá levar este projecto para a frente num futuro próximo onde primeiro a tecnologia o permita claro, todas estas questões de privacidade sejam mais claras.

1 COMENTÁRIO

  1. Perfeito!
    Android é pra mim e de longe o melhor sistema operacional.
    Muito completo e permite fazer muita coisa nele.
    Já tive da Apple e nem de perto é tão bom quanto Android!

Comments are closed.