Aplicações de gestão de ficheiros são especialmente úteis num smartphone ou tablet quando se acumulam muitos arquivos e pastas.O problema é que muitas destas aplicações são dificeís de utilizar, quando se trata de localizar ficheiros “perdidos” no equipamento. O Solid Explorer Unlocker é, ao contrário de outras aplicações do género, pago.

Será que por isso apresenta uma melhor performance? Saiba mais no nosso teste de hoje.

Pontos Fortes:
  • ✓Tutorial rápido
  • ✓Muito intuitivo
  • ✓Busca indexada
  • ✓Conexão aos serviços cloud
  • ✓Estatísticas de utilização

Funções & Utilização

Atenção: será necessário fazer o download do Solid Explorer (Trial) para se obter a versão completa do Solid Explorer Unlocker.

Ao iniciar o Solid Explorer Unlocker, constata-se que se trata de um gestor de arquivos clássico, ou seja, com todos os recursos básicos que um deve ter. Sugerimos que se inicie a aplicação com o dispositivo na horizontal para que todas as colunas com informações sobre os arquivos possam ser visualizadas. Tudo é muito intuitivo. De qualquer maneira, em caso de dificuldades de navegação, a aplicação traz um tutorial.

 

Clicando numa pasta e mantendo o clique, um menu aparece, permitindo estabelecer um marcador para o elemento selecionado, assim como criar um arquivo ou abrir a referida pasta. E claro: não faltam funções básicas como copiar, cortar, apagar e mover. Pastas podem ser igualmente comprimidas em diferentes formatos ou serem enviadas por e-mail. As compactações podem ser definidas, os arquivos podem ser protegidos por uma senha e tudo isso num único ecrã.

Relacionado:
Artigos instantâneos do Facebook já permitem a visualização de imagens e vídeos de 360 graus

 

Clicando em Propriedades, obtém-se estatísticas detalhadas das pastas. Aqui é possível saber quando foi feita a última alteração e a localização da pasta. Esta opção permite ao utilizador obter informações sobre os seus dados, mas também o quanto este dado ocupa no equipamento. E está tudo graficamente representado. Basta arrastar o ecrã para a direita para se obter gráficos mais detalhados, classificados por tipo de arquivo e um top 20 dos arquivos mais utilizados. Sem dúvida uma ótima maneira de ter uma visão panorâmica do uso que se faz de arquivos no dispositivo

 

Uma barra na parte inferior do ecrã permite que se efectuem acções rápidas. Nesta barra, novas pastas podem ser criadas ou ainda ter acesso às propriedades gerais da memória interna ou do cartão SD. A opção “Ir” permite deslocar os marcadores, pastas, downloads, etc. É aqui também que se escolhe e se estabelece ligação a  uma rede, por exemplo através de FTP ou do servidor SFTP. Pode-se ainda ligar a serviços cloud, ou seja, Google Drive, Dropbox ou SkyDrive.

Os filtros da barra de menu da parte inferior são utilizados para buscas rápidas. O interessante é que ao ativar as opções de busca pelo Google no Solid Explorer Unlocker, a busca de arquivos também pode ser feita através daquele navegador.

Relacionado:
Google e Facebook em sintonia na guerra contra as notícias falsas

Com o botão menu pode-se, entre tantas coisas, iniciar uma busca mais detalhada. Filtros disponíveis são os por data de alteração ou tamanho do arquivo, além da busca por tipo de arquivo. Não conhecemos nenhuma aplicação que tenha um dispositivo de filtragem de arquivos como o Solid Explorer Unlocker.

Os ajustes do Solid Explorer Unlocker são bastante extensos. É possível adaptar o explorador de arquivos de acordo com as necessidades pessoais, por exemplo, a lista dos detalhes, a combinação de cores ou a visualização das colunas, aspectos que também podem ser desativados. Da mesma maneira, pode-se ainda configurar os detalhes dos arquivos em forma de hora e data.Uma opção adicional no menu de configurações permite estabelecer o que exibe o ecrã quando se inicia o programa. Os comandos por gestos podem ser ajustados e uma senha pode ser criada se necessário. Como as opções de ajustes de busca indexada e dados de aplicativos são extensas, há a possibilidade de se perder em tantos recursos. Aconselhamos, por isso, a leitura do tutorial. Existe ainda uma seção de perguntas mais frequentes que pode ser bastante útil.

Ecrã & Controlos

O Solid Explorer Unlocker convence não somente por seu design simples e customizável, mas também por ser muito fácil de usar. Com a visualização de dados em forma de colunas, a classificação dos arquivos do smartphone vira brincadeira de criança. Graças ao tutorial, qualquer tipo de usuário familiariza-se rapidamente com o Solid Explorer Unlocker, aprendendo a utilizá-lo de forma intuitiva.

Relacionado:
Google Pixel, reconhecimento de voz gera polémica

Velocidade & Estabilidade

Se tiver uma grande quantidade de dados no seu equipamento, o Solid Explorer Unlocker levará mais tempo para carregar. Fora este revés, a aplicação funciona sem grandes problemas. O app funciona muito bem em segundo plano e o acesso direto a certas localizações do dispositivo é rápido e simples.

Relação Preço/Desempenho

O Solid Explorer Unlocker está disponível em uma versão de teste, mas como um guia de início rápido. Para utilizar realmente a ferramenta, será necessário desembolsar 1,54 €. Um bom preço pelo tanto que a aplicação oferece.

Veredito Final

O Solid Explorer Unlocker é uma apicação muito eficaz. O interface do utilizador e sua funcionalidade estão muito bem alinhadas e proporcionam ao usuário uma visão de conjunto bastante coerente. O gerenciador de arquivos combina funções e recursos encontrados em outros aplicativos do gênero. O lado bom dos ajustes é que são muitos e permitem, com isso, sua customização. Aos que querem ter um bom gestor de arquivos no dispositivo, o Solid Explorer Unlocker é sem dúvida uma óptima opção.

João Bonell
Fontes:Google Play/Android Pitt
PARTILHAR
Artigo anteriorRoot ASUS MemoPad 7 HD
Próximo artigoKitKat: bug bloqueia uso de sons de toque
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.

Comments are closed.