O IU Sense 8.0 da HTC terá um esquema freestlyle no ecrã principal

Falta muito pouco para a apresentação oficial do HTC 10 marcada para 12 de Abril e à medida que a data se aproxima, a HTC tem estado focada em aguçar-nos o apetite com vários teasers mas que na realidade não mostram grande coisa.

0B5CUt KUpXFUX2pnU196SnZZNk0 Sense 8.0 da HTC vai trazer grandes novidades image

No entanto ontem surgiram várias imagens que ilustram aquilo que deverá ser o novo interface da HTC, o Sense 8.0 com características muito interessantes. A liderar a lista de novidades está o esquema do ecrã principal em modo freestyle isto é, como o tutorial nas imagens indica, vamos ter a possibilidade de colocar ícones, widgets e stickers em qualquer parte do ecrã, sem restrições.

É certo que habitualmente já podemos fazer isso, mas estamos sempre limitados à grelha fixa nos launchers (o ecrã é dividido em pequenos quadrados e os ícones tem que ficar dentro desses quadrados). Aparentemente o novo Sense 8.0 vai-nos libertar dessas limitações.

Mas não ficamos por aqui em relação a novidades… Além do esquema em freestyle, a HTC vai introduzir no novo IU o conceito de stickers (autocolantes). Stickers são uma espécie de ícones de aplicações mas melhor integrados com o tema ou fundo do ecrã e que podem ser configurados para abrir qualquer aplicação à nossa escolha. Por exemplo, em uma das imagens verificamos o sticker do balão de ar quente associado à Playstore enquanto que as mensagens são representadas por uma árvore.

Relacionado:
Nokia mostrará os seus novos smartphones com Android na MWC

Estas funções já existem em launchers de terceiros no entanto é raro ver um fabricante apostar neste tipo de personalização devido a potenciais compromissos de performance. Ao longo dos anos através do IU Sense, a HTC habituou-nos a interfaces extremamente funcionais e com pouco espaço para criatividade. Estas adições no Sense 8.0 parecem ser grandes alterações em relação às iterações anteriores, no sentido de dar mais controlo ao utilizador. De acordo com outros leaks o HTC 10 trará o novissimo Sanpdragon 820 e nesse caso performance não será um problema. Mas e nos outros aparelhos de gama média ou baixa? Ou estas novidades no IU serão exclusivas do HTC 10?

Vamos ter que esperar para ver o que a HTC nos reserva. É já no próximo dia 12!