A Samsung anunciou o lançamento da aplicação Samsung Safety Screen (Visor Seguro) que ajuda os utilizadores, especialmente as crianças, a manterem os seus equipamentos móveis a uma distância de visualização ideal para os seus olhos.

Disponível gratuitamente para todos os dispositivos Android na loja Google Play, a aplicação Samsung Safety Screen (Visor Seguro) é executada em segundo plano nos equipamentos móveis e pode ser protegida por uma palavra-passe. Graças à integração de um software de reconhecimento facial, sempre que o dispositivo móvel é utilizado muito perto dos olhos, é activada uma animação que desactiva o ecrã do equipamento. Este é desbloqueado apenas quando o dispositivo é novamente colocado à distância mínima de segurança recomendada.

Samsung_Safetyscreen_1.png

Segundo o Vision Council, os cientistas atribuem o aumento do número de casos de miopia à combinação entre a genética e factores ambientais, incluindo nomeadamente a utilização de equipamentos digitais e a diminuição da exposição à luz natural através de actividades exteriores. O cansaço visual pode ainda afectar as crianças e os adolescentes que acusam frequentemente fadiga ocular após longos períodos de utilização de equipamentos digitais.

Tarek Sabbagh, o responsável máximo pela área de TI (Tecnologia da informação) e pela Mobile Division (Divisão de Telemóvel) da Samsung Gulf Electronics, que desenvolveu esta aplicação, comentou:

“A utilização de equipamentos eletrónicos, como smartphones e tablets, está a aumentar rapidamente em todas as faixas etárias, seja através do consumo de filmes e de jogos, ou mesmo através da sua utilização para fins educativos nas escolas. As crianças passam longos períodos de tempo a utilizar os seus dispositivos móveis, mantendo-os sempre muito próximos dos olhos, algo que é desaconselhado e que pode prejudicar a visão. Perante este contexto, a Samsung, enquanto empresa que se preocupa com os seus utilizadores, lançou uma aplicação inovadora que ajuda os utilizadores a protegerem os seus olhos, lembrando-os permanentemente que devem manter os seus equipamentos a uma distância recomendada.”

Desenvolvida pela Samsung Gulf Electronics, em colaboração com a Leo Burnett MENA, com o objectivo de colocar a inovação ao serviço da qualidade de vida das pessoas, a aplicação Samsung Safety Screen (Visor Seguro) foi recentemente premiada nos Dubai Lynx Awards.

Relacionado:
Galaxy Note7 está definitivamente proibido de voar

Se quiser experimentar gratuitamente o Samsung Safety Screen, basta instalar a partir daqui.