A Samsung está declaradamente a testar o seu novo SOC, o Exynos 8895, com os seus quatro núcleos de alto desempenho com clock a 4.0GHz. Segundo as ultimas informações, o Exynos 8895 (ainda não é o nome oficial) tem também quatro núcleos de baixa potência (Cortex-A53) com clock a 2.7 GHz. É expectável que o 8895 seja o SOC destinado para o topo de gama de 2017, o Galaxy S8, e será fabricado usando processos de 10nm.

É preciso ter em atenção que a velocidade do clock do Exynos 8895 não deverá chegar ao grande público a funcionar a 4.0GHz, para evitar o sobreaquecimento. Tal como aconteceu com o Exynos 8890, que foi testado a 3.0 GHz, mas só foi disponibilizado com o clock a 2,3GHz nos Galaxy S7 Edge e Galaxy Note 7. Mas ainda assim estamos perante um SOC com uma velocidade de clock e com um desempenho limite, com ganhos superiores a um terço, em relação ao atual chipset da Samsung, fabricado num processo a 14nm.

0B5CUt KUpXFUMnFhUXg4cVNTUmc Samsung já está a testar o Exynos 8895 que virá com o clock a 4Ghz image

Segundo as ultimas informações disponibilizadas na rede social Weibo, o Exynos 8895 apresenta o mesmo consumo de energético a 4,0GHz que o Snapdragon 830 com o clock a 3.6 GHz.
Apesar de devidamente fundamentados, isto não passa de um rumor, e teremos de esperar e verificar o real desempenho térmico deste novo chipset, tal como as velocidades de relógio, uma vez que a Qualcomm tem levantado algumas questões sobre a possibilidade de atingir valores tão elevados.

Relacionado:
Alegado Moto X (2017) aparece em imagens reais com corpo em metal

Qual é velocidade do clock que espera ver no novo Galaxy S8? Quem faz melhores SoCs? a Samsung ou a Qualcomm? dê-nos a sua opinião.