Têm surgido aos poucos cada vez mais informações sobre o Samsung Galaxy S8, que tem o nome de código o Project Dream. O aparelho será o primeiro da empresa a contar com ecrã 4K. Surgem agora indicações que a Samsung pretende usar o mesmo painel Lightfield com tecnologia Bio Blue o que já permitiria alcançar as especificações recomendadas para tecnologia VR.

Samsung-4K-UHD-VR-display-840x418.jpg

 

Um dos pontos fulcrais de uma boa experiência de realidade virtual, é uma alta densidade de pixeis no ecrã para garantir que os olhos não conseguem captar cada ponto da imagem. Este novo ecrã da Samsung conta com 5,5 polegadas, o que resultaria em 806 pixels por polegada. Muito acima dos 534 pixels por polegada do Galaxy S7 Edge.

 

Clay Bayvor, responsável pelo sector de Realidade Virtual da Google afirmou que os utilizadores interessados em ter um smartphone capaz de suportar as especificações do Daydream VR, só o poderão adquirir no final do ano. Isto leva-nos a crer que o Samsung Galaxy S8 poderá ser um dos primeiros a cumprir o requisitos da Google nesta área.

Para ser possível executar o Daydream VR a Google exige que o dispositivo possua sensores de movimento altamente sensíveis, poderosos e bem calibrados, uma vez que estes são um dos maiores responsáveis por uma experiência de alta qualidade.

clay-bavor-daydream-google-vr.jpg

Outra das limitações que existem nas versões actuais de equipamentos de VR (como o Gear VR da Samsung), são os enjoos que afectam grande parte dos utilizadores, levando mesmo a que as aplicações e conteúdos sejam classificadas numa escala de “Confortável para poucos” até “Confortável para muitos”, para que este constrangimento não se verifique é necessário que a resolução seja suficientemente alta e a taxa de actualização permita que o movimento seja suave e fluido, e ainda assim, manter o conteúdo tão nítido quanto possível.

Relacionado:
Night mode está de volta aos dispositivos Nexus

Se o Galaxy S8 realmente for o primeiro smartphone da Samsung com total suporte ao Daydream VR da Google, isso ajudaria a explicar o nome escolhido: Project Dream . C

laro, para ganhar a certificação Daydream VR da Google, o Galaxy S8 precisará ter vários sensores incorporados para tirar o máximo proveito da tecnologia de realidade virtual.

A Samsung parece seguir um padrão quando se trata da resolução dos seus telefones mais bem sucedidos, e geralmente lança um upgrade a cada dois lançamentos: VGA para Galaxy S e Galaxy S2, HD para Galaxy S3, Full HD para Galaxy S4 e Galaxy S5, e Quad HD para Galaxy S6 e S7 Galaxy. Com um painel de 4K agora em produção, um novo salto parece muito provável.

A realidade virtual tem proporcionado aos fabricantes de telefones uma desculpa para empurrar a resolução dos telefone ainda mais para cima. Enquanto 4K é sem dúvida um exagero para uso normal, é essencial para melhorar a experiência do utilizador em dispositivos como a Gear VR.