Review ASUS Zenfone 2

 

Zenfone 2 capa Review ASUS Zenfone 2 image

O Asus Zenfone 2, com o modelo ZE551ML, foi o primeiro smartphone da Asus que experimentei, e para efectuar esta review utilizei o smartphone em questão como se fosse o meu telefone no dia a dia, durante uma semana.

Desenho & Qualidade de Construção

O seu acabamento é de boa qualidade e um design bem definido e os materiais usados são dignos de um do preço que o telefone tem. Não são acabamentos de topo, mas são de boa qualidade e que não falham.
Pessoalmente acho o Zenfone muito semelhante ao Nexus 5 fabricado pela LG, mas um pouco mais “esticado” e sem os botões nas laterais. Na parte superior temos o botão Power e o jack para os phones.
Os botões de volume encontram-se na parte traseira do dispositivo, na parte superior central logo abaixo da câmara e do flash de LED duplo. Confesso que como não estou habituado a esta configuração, muitas vezes procurava os ditos botões na lateral do dispositivo enquanto o testava. Nada que o processo de habituação não contorna-se e torna-se mais fácil o manuseio do dispositivo só com uma mão.

Na frontal do dispositivo temos os habituais botões capacitivos sem retroiluminação e um ecrã de 5,5 polegadas com uma taxa de aproveitamento da frontal do dispositivo na ordem dos 72%.

Ecrã

O ZenFone que testamos tem ecrã IPS LCD de 5,5 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixeis) e 403 PPI. Apresenta muito boa qualidade de imagem e encontra-se muito bem protegido pelo já conhecido Gorilla Glass 3.

ecra zemfone2 oooo Review ASUS Zenfone 2 image
Em ambientes fechados as cores do ecrã são óptimas e nota-se que a Asus teve uma especial preocupação quando escolheu o ecrã para este dispositivo. Infelizmente em ambientes externos e com muita luz solar o sensor do telefone tem uma certa dificuldade de acertar com a luminosidade certa para a ocasião.

Mas em termos gerais acho o ecrã deste ZenFone um excelente ecrã que apresenta algumas dificuldade aquando da incidência directa com a luz solar, mas de todos os telefones que experimentei até hoje, poucos foram o que superaram essa difícil tarefa.

 

Sistema operativo e aplicações

O Zenfone 2 vem de fábrica com o Android Lollipop 5.0, mas com a promessa da ASUS em actualizar toda a linha ZenFone para o Android 6.0 Marshmallow, mas só devemos esperar pelo mesmo lá para Abril ou Maio do próximo ano. E com o Android vem a UI da ASUS, que é uma mistura mais leve de muitas UI’s conhecidas (LG e Sony principalmente). O Material Design que a Google começou a impor com a chegada do Android Lollipop, está bem presente neste dispositivo. Quem como eu está habituado a Android Puro não vai sentir muitas dificuldades em trabalhar com este UI, que ao contrario do TouchWiz da Samsung, é leve e fluida (apesar das inúmeras mudanças e funcionalidades).

Relacionado:
Huawei ascende à posição 72 no "Best Global Brands Report" da Interbrand

 

Screenshot asus 10 22 22 03 16 Review ASUS Zenfone 2 image

O primeiro recurso que me chamou a atenção foi a presença de um recurso do estilo “knock-on” e “knock off” da LG, que serve para activar e desactivar o ecrã com dois simples toques no ecrã. Funcionalidade essa que acho muito importante em dispositivos com ecrã de 5,5 polegadas e que têm o botão On/off na parte superior do dispositivo.

Hardware

O Zenfone 2 foi o primeiro smartphone do mercado a vir com 4 GB de memória RAM e um SOC de 64 bits. No papel (ou na teoria) o ZenFone 2 tem umas especificações técnicas que o deixam entre os melhores dispositivos do mercado.
O mesmo vem com um SOC da Intel, o Intel Atom Z3580 quad-core a 2,3 GHz, que deixa muita gente com pé atrás, em relação a eles. Obviamente a escolha deste SOC para este dispositivo tem os seus prós e os seus contras, e cabe a cada um decidir se será ou não a melhor solução para as suas necessidades.
Se és daqueles utilizadores que gosta de deixar o telefone com o software original, com maior segurança, jogos com mais detalhes e com um bom consumo energético, então este é o SOC indicado para ti. Se em contra partida, gostas de experimentar novas ROM’s, então fica afastado deste telefone, uma vez que custom ROM’s são raras para este tipo de processador, porque a Intel não oferece os drivers do SoC… só os vende.

Antutu zenfone2 iiii Review ASUS Zenfone 2 image

A nível de desempenho o ZenFone 2 não desilude, o seu software é fluido e sem engasgos, e como o Kernel do aparelho foi optimizado para melhorar a performance do recurso de multitarefas, isso significa que mesmo com muitas aplicações abertas em segundo plano, com os seus 4GB de RAM, ele jamais compromete o seu desempenho.

Relacionado:
Asus encontra-se a trabalhar num Chromebook ultra-poderoso

Outra das boas vantagens deste dispositivo é o facto de possuir duas slots para cartões SIM e uma slot para cartões de memoria.

Com maior ou menor relevância, não poderia de deixar de exprimir um lado menos positivo do Dual Sim deste telefone, que é o facto do segundo slot não permitir ligações 3G/4G ficando restrito ao 2G, ficando só o Slot 1 com possibilidade de acessos 4G/LTE.

No que se refere ao áudio, este dispositivo deixa um pouco a desejar. Quer seja com som a ser expelido pela sua “enorme” coluna ou pelos fones de ouvido. Se comparado com outros dispositivos da mesma gama, o áudio do ZenFone 2 fica uns furos abaixo daquilo que é esperado. Apesar da sua aplicação de musica disponibilizar um equalizador com imensas opções de personalização o mesmo nunca é perfeito e deixa um pouco a desejar, se por exemplo for comparado a dispositivos como o Nexus 5 ou Nexus 6 (entre outros).

Screenshot asus2 10 22 22 18 56 Review ASUS Zenfone 2 image

Quando o assunto são as câmaras, aqui o ZenFone 2 faz o que promete. O dispositivo dispõe de uma câmara principal de 13MP com a abertura de foco f2.0 e câmara frontal de 5MP.  Ambos os sensores possuem a tecnologia Pixel Master que apesar de não ser a melhor tecnologia actualmente no mercado, é uma excelente tecnologia, uma vez optimizam as fotos tiradas mesmo com pouca luz.

O Botão de volume – pode ser usado como botão de disparo para tirar fotos, mas devido ao facto do mesmo se encontrar na parte traseira do dispositivo torna-se difícil usar o mesmo para esse efeito. Mas quando usamos a função de “disparo”no ecrã, a resposta é muito rápida. O software disponibilizado pela Asus é muito completo e dispõe de opções que melhoram imenso as fotos. Entre essas opções gostava de destacar a modo Super HDR que quando usado melhora e muito a qualidade das fotos tiradas, que já por si são muito boas, para não dizer excelentes.

O Zenfone 2 ZE551ML tem uma bateria de 3.000mAh não removível e com carregamento rápido, alias, muito rápido mesmo. O sistema BoostMaster conseguiu surpreender-me pela positiva. Sabes quando só tens aqueles 5 minutos para carregar o telefone e precises que ele carregue o máximo possível? quando tinha o Zenfone 2 com 20% de bateria decidi coloca-lo no carregador por 5 minutos… e o resultado foi fantástico.. de 20% passou para 42% estando somente 5 minutos em carga, com o carregador original.

Relacionado:
Novo Zenfone Go disponível no Brasil

Bateria Zenfone2 ooo Review ASUS Zenfone 2 image

Alem da tecnologia BoostMaster , temos o suporte de um sistema operativo e processador optimizados para a melhor gestão de energia. Assim, este smartphone está certamente entre os aparelhos com melhor autonomia de energia do mercado. E nem quero imaginar no dia em que receber o Android Marshmallow, porque com a tecnologia DOZE e com esta gestão, deve ficar brutal.

Screenshot 2015 10 22 22 52 34 Review ASUS Zenfone 2 image

A nossa opinião

O Zenfone 2 é sem dúvidas um bom dispositivo. Como é óbvio tem algumas falhas aqui ou ali, mas que dispositivo não as tem? Algo a ser mesmo mudado pela Asus é o áudio do dispositivo. Um telefone de gama alta tem de ter um sistema de som um pouco melhor.

Mas tal como tem alguns pontos negativos, também tem muitos pontos positivos e o o destaque vai para a qualidade do SOC de 64 bits, a capacidade e gestão da memoria RAM e a sua brutal autonomia da bateria. Sem querer falar em preços, este dispositivo oferece hardware digno de um topo de gama e ainda assim com um preço abaixo do que é habitual em telefones desta gama.

Se estas indeciso e reticente relativamente a este dispositivo, então podes ficar descansado que é mesmo um bom dispositivo. Não é o melhor do mercado, e certamente também não foi com essa intenção que a Asus o meteu no mercado. Na relação qualidade preço é mesmo uma grande escolha. Estamos a falar de um telefone que facilmente encontras em lojas físicas em Portugal por preços a partir dos €320, e em lojas online ainda consegues preços um pouco mais em conta.

 

Se quiseres podes visitar a pagina oficial do Asus Zenfone 2 aqui.

 

Quero aproveitar para agradecer à Asus por nos ter disponibilizado o dispositivo para a review.