A Huawei esclarece a polémica acerca das câmaras do Huawei P9.

No que toca a fotografia com smartphones sabemos que o último equipamento da Huawei, o P9 e P9 Plus, aumentou a fasquia neste tema com o facto de lançar um smartphone com dupla câmara traseira equipada com lentes Leica que, como todos sabemos, é vista no mundo fotográfico como exemplo da mais alta qualidade.

huawei p9.jpg

No entanto surgiram rumores vindos do Oriente afirmando que afinal as ditas lentes não são Leica. Segundo a informação no site chinês “my Drivers” as lentes usadas no Huawei P9 são fabricadas por uma outra empresa chinesa, a “Sunny Optical Technology” que é actualmente a maior fornecedora de módulos fotográficos para equipamentos moveis e um fabricante autorizado pela Leica.

Mais do que alimentar especulações, nós no Androidgeek ( tivemos a oportunidade de ir a Londres à estreia deste equipamento) preocupamo-nos principalmente em apurar factos junto das entidades intervenientes e como tal estamos neste momento em contacto com a gigante chinesa, de modo esclarecer os nossos leitores acerca destes rumores.

Tendo em conta que grande parte do marketing por trás deste equipamento são as suas câmaras, e como estamos a falar do envolvimento de uma outra marca muito reconhecida no sector fotográfico, tais afirmações necessitam de pelo menos um comentário dos intervenientes.

Já temos um comunicado oficial da Huawei não vamos alimentar mais especulações.

The P9 and P9 Plus were co-engineered between Huawei and Leica. This is the first collaboration between the two companies following a long-term partnership that was announced in February. From the very beginning, Leica has been deeply involved in the development of these devices. There has been significant technological collaboration between Huawei and Leica around many aspects of the camera, including optical design, imaging quality, image data processing, optimization, and the mechanical construction of the camera module to the graphic user interface. The devices meet Leica’s highest imaging quality standards.

Resumidamente a Huawei afirma que o P9 e P9 Plus foram resultado de uma cooperação entre a Huawei e a Leica. Este é o primeiro resultado de uma parceria que se espera a longo prazo. Desde o principio deste projecto que a Leica esteve profundamente envolvida na concepção destes equipamentos. Houve uma significativa colaboração tecnológica entre a Huawei e a Leica em diversos aspectos das câmaras dos equipamentos, incluindo design óptico, qualidade de imagem, processamento de imagem e a construção mecânica das câmaras em si.

Os Huawei P9 e P9 Plus vão ao encontro dos mais exigentes padrões de qualidade de imagem da Leica.

Relacionado:
Sony Xperia XZ e X Compact com patch de segurança em Novembro

Notas AndroidGeek

A Leica é uma empresa de lentes fotográficas (por muitos considerada a melhor do mundo), não é de estranhar que a produção efectiva dos componentes propriamente ditos tenha sido realizada fora das instalações da companhia alemã, até porque se usarmos como medida comparativa o número de unidades vendidas do Huawei P8 (10 milhões só na Europa), seria mais que óbvio que a única forma rentável de produzir este dispositivo em massa seria no país de onde vêm praticamente todos os componentes electrónicos da maior parte dos equipamentos (China) . Para além disto já referimos que a Leica é considerada por muitos a melhor fabricante de lentes para fotografia e imagem do mundo, o facto de a marca alemã ter o seu nome no Huawei P9, só significa uma coisa, este é um dos melhores smartphones com que podemos capturar imagens no mercado actual.

Já fizemos uma comparação entre este Huawei P9 e o Galaxy S7 Edge, podem vê-la no link abaixo.

Estamos a usar o Huawei P9 há algumas semanas e podemos afirmar que este terminal tem sem sombra de dúvida uma das melhores câmaras que já vimos num smartphone.