Rentabilidade de jogos para Android está-se a aproximar do iOS

Há algum tempo a possibilidade de se ganhar dinheiro com aplicações estava praticamente restrita ao desenvolvimento para o iOS. Utilizadores Android não gastavam dinheiro com as seus aplicações e criar programas para a plataforma era quase sinonimo de prejuízo.

Mas esse cenário parece estar a mudar aos poucos. De acordo com um relatório da empresa de marketing do sector de jogos DAU-UP, a receita média por utilizador (ARPU) para jogos desenvolvidos para o Android cresceu significativamente em 2014.

No inicio do ano passado, o índice do Android era apenas 20% do valor do iOS, ou seja, jogos desenvolvidos para a plataforma do Google geravam apenas um quinto da receita daqueles criados para iOS, em média. Em Dezembro, o ARPU do Android já era 65% do mesmo índice para o iOS.

 

“Após anos como o filho menos querido, o Android está a viver o seu momento de Cinderela conforme programadores de jogos estão a investir recursos para aproveitar o crescimento de receitas no Android”, afirmou o CEO da DAU-UP, Idan Nizri, ao Business Insider.

 

O valor médio gasto por utilizador do iOS ainda é mais alto, mas, de acordo com a consultoria, o Android tem ainda outra vantagem: o preço médio de publicidade dentro do sistema chega a ser entre 20% e 50% mais barato do que no sistema da Apple. Na prática, isso torna algumas aplicações até mais rentáveis na versão para Android do que em suas contrapartes para o iOS.

Relacionado:
Confirmado: Moto G 2015 não será oficialmente atualizado para o Android Nougat

A pesquisa, que reuniu dados de 10 milhões de utilizadores em mercados como América do Norte e Europa, ficou limitada à categoria de jogos e não fornece informações sobre se outros tipos de apps também cresceram em rentabilidade média no Android. Ainda assim, o levantamento mostra um movimento interessante de programadores que já optam por apps para o Android em primeiro lugar, tendência que se deve intensificar este ano, de acordo com a empresa.

 

FONTE