Os nossos smartphones não são mais acessórios na nossa vida quotidiana mas sim ferramentas imprescindíveis onde fazemos praticamente todo o tipo de acções e que no limite são a nossa janela para o mundo. Isto significa que temos uma quantidade de dados pessoais enorme nestes pequenos equipamentos, desde fotos de momentos importantes, ficheiros , dados bancários, o contacto daquela miúda que conheceram naquela convenção de geeks , entre muita outra informação que se desaparecesse nos colocaria em maus lençóis.

Nada nos protege de ter um azar, e de o nosso equipamento sofrer uma avaria irreparável, ou simplesmente apagarmos dados inadvertidamente.

Pois bem, foi isso que me aconteceu.

Devido à minha actividade aqui no androigeek.pt, troco inúmeras vezes de telefone, por vezes várias vezes ao dia. Alguns equipamentos são para devolver às marcas, outros são para entregar ao colega que irá escrever a análise, etc. O ponto comum é que temos que formatar os equipamentos antes de estes mudarem de mãos. Aconteceu que acabei por formatar um equipamento que continha fotos que iriam constar na nossa próxima análise, e o equipamento em questão já tinha sido devolvido à marca, honestamente podíamos pedir o equipamento de volta, mas tornou-se uma excelente oportunidade de partilharmos com vocês uma forma de recuperar dados dos vossos equipamentos.

Transformar cada dificuldade numa oportunidade, é mais fácil dizer que fazer, mas desta vez vai mesmo acontecer.

Relacionado:
São os portugueses fervorosos adeptos do uso de dispositivos móveis?

Já sabemos que existem diversas ferramentas para PC para ajudar neste processo, e, claro, também para os utilizadores de Mac. A ferramenta que devem  escolher vai depender da preferência pessoal, mas todos eles fazem basicamente a mesma coisa: scan à memória do Android, identificar e recuperar mensagens e ficheiros no estado “apagados”.

Todos eles nos guiam durante o processo, que normalmente é de apenas quatro passos : Ligar, scan, visualização, recuperação.

No entanto existe aqui um constrangimento que se prende com a necessidade de muitos destes programas necessitarem de acesso ROOT ao vosso smartphone para funcionarem de forma eficaz, após alguma pesquisa deparámo-nos com uma ferramenta da Wondershare que se propõe a recuperar os dados e no processo faz ROOT e UNROOT ao vosso equipamento.

vou ter que experimentar!

A Wondershare não deixa a modéstia atrapalhar a mensagem que quer passar aos consumidores e afirma peremptoriamente que são os melhores do mundo a , do género Cristiano Ronaldo, mas numa vertente mais virada para dados e smartphones e.. esperem, não tem nada a ver com o Cristiano Ronaldo, esqueçam.

0B5CUt KUpXFUWjM2ZjRUQThPVnM Como recuperar dados apagados em Android image

Promete muito mesmo, mas não tenho ROOT neste dispositivo, será que cumpre? Decidi instalar a versão TRIAL e é isto que sugerimos que façam antes de decidir comprar ou não o Software, pois assim , conseguem visualizar os dados encontrados e verificar se conseguiu localizar aqueles ficheiros que realmente procuram.

Relacionado:
Como saber as senhas WI-FI de Aeroportos em todo o mundo

O processo de instalação é super simples, e em poucos segundos já estava a olhar para a imagem de um senhor a olhar para um telefone com fotografias de uma criança, espero que seja o pai.

0B5CUt KUpXFUR1l6enItUmZDZ3M Como recuperar dados apagados em Android image

Um aspecto que me deixou descansado foi verificar que aparentemente todas as versões recentes de Android são suportadas, pois a lista começa em Android 2.3 e acaba em Android 6.0 ou superior.

0B5CUt KUpXFUUi1nakZfNGZWaUk Como recuperar dados apagados em Android image

Conforme já tinha mencionado a possibilidade de recuperar dados não é limitada a ficheiros, podem recuperar contactos, mensagens, anexos de Whatsapp, músicas, vídeos etc. Basicamente parece-me que cobriram todas as possibilidades.

0B5CUt KUpXFUdTJuWUdCUEY4QUU Como recuperar dados apagados em Android image

Depois de selecionar o tipo de ficheiros que pretendo recuperar, entramos na parte interessante, o software diz que vai fazer ROOT e UNROOT ao meu dispositivo.

Após activar a depuração USB (que o software explica como fazer de forma perfeita) fico neste quadro onde parecem estar a acontecer “coisas”.

0B5CUt KUpXFUOHFkOVFST3RxWUU Como recuperar dados apagados em Android image

Após seleccionarmos a opção de iniciar a aplicação Dr Fone irá fazer ROOT ao dispositivo e de seguida efectuar um Scan completo ao equipamento para localizar dados passíveis de recuperação. Estão a ver quando fazem um scan de anti-virus? Pois é parecido, demora um bocado, no meu caso o Scan completo demorou cerca de 15m, mas isto vai depender do vosso equipamento, do espaço de armazenamento e dos dados acumulados. Durante este período o equipamento irá reiniciar diversas vezes, faz parte, não se alarmem.

Relacionado:
McAfee releva lista de celebridades mais perigosas

Podem ver no vídeo abaixo o processo total de recuperação de dados em Android com esta aplicação:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=REvZ6T3AURg”]

No final do processo irão aparecer os dados passíveis de recuperação que foram “recuperados” pela aplicação. No meu caso consegui recuperar as fotos em questão, mas a probabilidade de sucesso diminui à medida que o espaço vai sendo usado para guardar outras coisas no vosso telefone. Se tiverem um azar de apagar dados importantes a rapidez de acção pode ser a chave para uma recuperação bem sucedida.

0B5CUt KUpXFUTWcyRko4VDhlQzg Como recuperar dados apagados em Android image

Faltou mencionar que esta aplicação se propõe também a remover o padrão de segurança dos equipamentos, recuperar dados de cartões SD e mais, não testámos estas funcionalidades, mas vocês podem fazê-lo se instalarem o Trial AQUI.

 

PARTILHAR
Artigo anteriorGalaxy J3 Pro oficializado pela Samsung
Próximo artigoMoto Z aparece novamente na web
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.