Nesta altura natalícia surgem por todo o lado utilizadores com as mais variadas questões sobre que Smartphone comprar. Quer estejam á procura de um equipamento simples ou de um topo de gama, há inúmeros telefones por onde escolher e preços para todos os bolsos.

Ninguém quer comprar um telefone que não presta ou fazer um mau negócio pagando mais do que o equipamento vale. Aqui está uma lista a considerar quando surgir a necessidade de comprar o vosso próximo telefone.

 

android shopping verizon dzxikg Que Android escolher? 8 Passos para fazer a escolha certa! image

1. Operador

Esta é a parte menos emocionante da equação mas não é para desconsiderar: não faz sentido nenhum gastar imenso dinheiro num equipamento 4g se a vossa operadora não tem cobertura na vossa área. É muito importante verificar a cobertura das operadoras na vossa área. Mesmo vivendo num grande centro urbano , por vezes, existem locais com recepção deficiente de sinal de rede.

Se vão mesmo comprar um equipamento ligado a uma operadora, analisem os tarifários, pois a longo prazo podem acabar por gastar mais dinheiro em pacotes de dados e comunicações extra do que gastaram no equipamento.

2. Sistema Operativo

OS android emz2cu Que Android escolher? 8 Passos para fazer a escolha certa! image
Já sabemos que é Android obviamente. Mas qual?  Muitos aparelhos Android têm versões do sistema operativo tão antigas que nem dá para acreditar que ainda sejam comercializados. Num cenário ideal todos os telefones á venda teriam o último sistema operativo  Lollipop ,mas não vivemos num mundo perfeito e muitos telefones nunca passarão das primeiras versões do Android.  Se consideram importante ter a versão Android mais recente, convém ver qual a política de actualizações da marca e consultar as comunidades online para avaliar se existe desenvolvimento externo para o equipamento que pretendem comprar. Um óptimo sítio para colocarem estas questões é o Grupo de Discussão Androidgeek no Facebook.

Relacionado:
OPPO supera o valor das vendas da Apple na Índia

 

3. Design

O vosso novo telefone será um companheiro constante para o próximo ano ou dois (em média). Assim sendo é importante avaliarmos não só o aspecto, mas também como é trabalhar com ele. Um botão mal posicionado pode ser um pormenor no primeiro dia mas pode vir a fazer com que odiemos o equipamento num curto espaço de tempo. Se vão escolher um phablet, será que vai caber nos bolsos?

index landing page sx1nll Que Android escolher? 8 Passos para fazer a escolha certa! image

 

Neste caso, apesar de os melhores negócios aparecerem online, tentem através de amigos ou em lojas físicas mexer e usar o equipamento antes de finalizarem a compra.

4. Tamanho do ecrã

Todos temos gostos diferentes e todos usamos os nossos telefones para coisas diferentes. Para algumas pessoas, a portabilidade é primordial: são aqueles utilizadores que pretendem algo pequeno, que seja facilmente manuseado apenas com uma mão enquanto realizam outras tarefas (desse que não seja conduzir!!). Para outros, quanto maior o ecrã melhor. Estes utilizadores privilegiam a experiência de utilização em  sites, jogos e aplicações. Se fazem parte do primeiro grupo, um telefone demasiado grande só vai atrapalhar, se fazem parte do segundo grupo, um telefone pequeno vai ser motivo de arrependimento certo.

Fiat 500 4 doors 165 f7shew Que Android escolher? 8 Passos para fazer a escolha certa! image

5. O armazenamento interno

Será que o dispositivo que preferem tem slot para cartão de forma a adicionar armazenamento adicional? Se não tem ,  a quantidade de armazenamento interno é crucial. Alguns dispositivos têm 32 GB, alguns 16, alguns apenas 8GB, o que na minha opinião não é suficiente. Se não querem passar o próximo ano ou dois a apagar aplicações e limpar cache para poderem instalar mais alguma coisa ou apenas fazer updates ás aplicações já instaladas, é uma boa ideia excluir da lista equipamentos com fraca capacidade de armazenamento.

Relacionado:
ASUS ZenFone 3 Deluxe finalmente no Brasil

microSD image 120325 bsuhd6 Que Android escolher? 8 Passos para fazer a escolha certa! image

Ainda sobre este ponto, é importante verificar qual a capacidade de memória para instalar aplicações. Não basta olhar para a capacidade total.

6. Bateria

unnamed 1 md1uwj Que Android escolher? 8 Passos para fazer a escolha certa! image

A Humanidade já conseguiu pôr homens na lua, aterrar robots em cometas, e colocou aviões a transpor a barreira do som. Mas conseguir que a autonomia de um smartphone se equipare à dos Nokia dos anos 90, parece, até ao momento uma missão impossível. Isto acontece ,em parte , porque os nossos telefones são muito mais espertos (e gulosos), os ecrãs HD, rádios 4G e câmaras ultra-megapixel precisam de mais energia, e também porque ,na verdade ,usamos os nossos telefones a toda a hora e usamos assim, mais energia que nunca.

Há enormes diferenças entre aquilo que alguns telefones conseguem fazer e durante quanto tempo conseguem fazer. Se escolherem um equipamento com CPU e ecrã poderosos, certifiquem-se que a bateria aguenta para não acabarem com um smartphone em part-time.

7. Câmara

Não se deixem levar pelo mito do Mega-Pixel. Só porque um equipamento apresenta um número de mega-pixeis superior a outro, não é garantia que consiga tirar melhores fotografias. O mais relevante para a qualidade das fotos é o sensor, especialmente em condições de pouca luz.  Praticamente todos os smartphones no mundo conseguem tirar boas fotos em boas condições de luz. Poucos são os que o conseguem fazer com pouca luminosidade. 8 Megapixeis com qualidade, são bem melhores do que 16 MegaPixeis de horror granulado.

Relacionado:
Huawei revela planos de atualização para o Android Nougat

 

android photography camera duqbto Que Android escolher? 8 Passos para fazer a escolha certa! image

Não esquecer ainda a  câmara frontal. Durante muito tempo esta característica foi desconsiderada por parte dos fabricantes. Mas com a proliferação da Selfie, cada vez mais aparecem equipamentos com boas cãmaras frontais. Se são fãs do auto retrato, considerem um equipamento que apresente boas características também na cãmara frontal.

 

8. Preço

Android dinheiro kgrjfg Que Android escolher? 8 Passos para fazer a escolha certa! image

Este é um ponto claramente importante para todos e que deve ser analisado com atenção.

Quando adquirimos um equipamento vinculado a um operador por um preço especial, devemos verificar quanto fica o preço final , incluindo todas as mensalidades que vão pagar durante o período de fidelização Vs o valor que pagam agora pelo vosso tarifário.

Na maioria dos casos, a forma mais barata de obter um novo telefone é esperar uns meses para o preço cair. Comprem equipamentos sem contrato de fidelização. Se escolherem um pack de alguma operadora, é obrigatório analisar bem a oferta, pois se tiverem que pagar por extras de internet ou voz, o vosso novo telefone pode ficar bem mais caro do que desejam.

O que acham? Falta acrescentar alguma coisa a esta lista?

Deixem a vossa opinião nos comentários.