Quais as diferenças entre tirar fotos no formato JPG e RAW?

Uma das grandes novidades do Android Lollipop foi a possibilidade dos nossos dispositivos poderem tirar fotografias em formato RAW. Mas infelizmente os fabricantes não disponibilizaram essa nova funcionalidade a quem atualizou o dispositivo de Android Kitkat para o Android Lollipop.
Mesmo a grande maioria dos dispositivos que saíram de fabrica com a versão 5 do sistema operativo da Google, não trazem essa funcionalidade. E um desses casos é o Samsung Galaxy S6 e o S6 Edge, mas que a Samsung garantiu que tal funcionalidade iria estar ativa, aquando da atualização para a versão 5.1.1 do Lollipop.

Agora com a atualização do dispositivo, surgem os primeiros relatos que mostram os ganhos do formato RAW relativamente ao formato JPG, nesse dispositivo.
Contudo e infelizmente, para se obter algum resultado, foi necessário obter uma aplicação de terceiros, uma vez que a aplicação da Samsung mesmo tendo sofrido um excelente avanço no Galaxy S6 permitindo que sejam feitos vários ajustes manuais, ainda não permite que fotos em RAW sejam capturadas. Assim sendo, foi utilizado o Manual Camera no Samsung Galaxy S6 para fazer o teste em questão. Com essa aplicação foi possível salvar as fotos sem qualquer tipo de compressão, reduzindo a quantidade de artefactos e perda de qualidade sofrida pelo padrão JPG.

zonder bewerking Quais as diferenças entre tirar fotos no formato JPG e RAW? image
Foto original em JPG
bewerking photoshop Quais as diferenças entre tirar fotos no formato JPG e RAW? image
Foto Original em RAW

A diferença é notória, mesmo para os menos entendidos em fotografia (como eu), e apesar da resolução em termos de dimensão ser a mesma, a qualidade da mesma é enorme. O nível de detalhe é muito superior no formato RAW, assim como a claridade, contraste e definição. Isso mostra que a redução na compressão realmente oferece um ganho de qualidade muito considerável.

Relacionado:
Galaxy Note7 apanhado a fumar em ambientes fechados [vídeo no interior]

Óbvio que toda esta qualidade, tem de ocupar mais espaço, e assim sendo a mesma foto no formato JPG ocupa sensivelmente 9,1MB de espaço, enquanto que no formato RAW, ocupa um pouco mais de 12MB. são quase 3MB de diferença de um formato para o outro, numa só fotografia.

E isto pode-se tornar relevante para todos aqueles que os seus dispositivos não dispõem de suporte para cartões MicroSD.

10 Dicas de Fotografia para Smartphones %E2%80%93 Parte 1 1 Quais as diferenças entre tirar fotos no formato JPG e RAW? image

FONTE