O Android 5.0 Lollipop foi anunciado oficialmente pela Google recentemente, já tendo sido disponibilizada uma versão actualizada do preview para programadores do sistema. Com isso,  Chainfire resolveu verificar a plataforma, para ver a possibilidade de se realizar root, uma das características mais atrativas do Android.

Aparentemente, porém, isto foi mais difícil do que ele estava á espera, pois ele relatou na sua conta do Google+ que foi necessário mais trabalho do que o esperado, indicando que a Google pode estar q querer dificultar o trabalho dos programadores. Segundo ele, o bloqueio no bootloader está mais complicado de se desfazer do que era em versões anteriores, o que impossibilita qualquer tipo de customização caso não seja resolvido.

Ele ainda afirma que os fabricantes possuem agora em mãos um meio de bloquear totalmente as customizações em cima dos seus sistemas, caso utilizem os meios fornecidos pela Google. Porém, como um dos grandes atrativos do Android é justamente a sua ampla gama de alterações disponíveis, pode ser que os utilizadores não vejam com bons olhos este tipo de política por parte deles.

Vale a pena lembrar que estas afirmações foram dadas com base na última imagem disponibilizada pela Google, o que indica que mudanças poderão ser feitas até que a versão final da plataforma fique disponível, sejam elas para o bem ou para o mal.

Relacionado:
Atualização do WhatsApp torna possível as citações em grupos