Vou-vos falar de uma box, que possivelmente não é tão conhecida por cá, no entanto tem tudo o que é necessário para ficar conhecida como outras que se falam mais por Portugal.

Fiquei bem impressionado com o comportamento global do aparelho, especialmente com o Wifi.

Apresentação

 Passando então às primeiras impressões ao abrir a embalagem.

Probox2.jpg


Na frente da box apenas vamos ter o receptor IR no entanto não é visível. Enquanto que na parte superior da box, vamos ter a indicação de ser uma Probox2 e temos o botão de power.

Em relação ao botão, quando a box é ligada à corrente, o led na frente do botão não liga, se carregarmos no botão, o mesmo fica azul, o que indica que a box está a arrancar, se desligarmos no botão, o mesmo fica vermelho, para indicar que a box está em standby.

Do lado esquerdo vamos ter uma entrada microSD, microUSB OTG e duas entradas USB 2.0.

Na parte de trás da box vamos poder encontrar a entrada para energia, saída de A/V, Ethernet Gigabit, HDMI e saida de audio ótico.

Do lado direito apenas vamos ter a ligação para a antena externa.

Quanto aos acessórios restantes da caixa, vamos poder contar com um comando IR, a antena externa, cabo HDMI, cabo microUSB -> USB, pequeno manual de instruções simples, transformador de 5V/2A e cabo A/V.

Remote+

Este pack vem acompanhado com o Remote+, que utiliza duas pilhas AAA, mas também é possível obter a box sem este comando extra.

Em relação ao comando, é um comando pequeno, com um conjunto reduzido e essencial de botões mais principais.

O comando é airmouse, gamepad e pode-se usar o microfone.

Em relação à disposição dos botões pode levar mais tempo a habituar, pois normalmente o botão de OK costuma estar no meio das teclas direccionais, neste caso está a baixo.

Carregando no botão que tem um pequeno gamepad, desativamos o airmouse, se carregarmos novamente activamos o gamepad, ou seja primeiro as teclas direccionais estão na posição vertical, e depois mudam para posição horizontal, para se poder utilizar como gamepad na horizontal, e não como um comando na vertical.

Relacionado:
Análise Completa do MEIZU M3s

Para o KODI não é um comando tão dedicado, já que não tem tantas teclas dedicadas, vamos ter as de volume, do menu de contexto e podemos utilizar as direccionais e o OK.

Na navegação android comporta-se bem e serve para ligar e desligar a box remotamente.

Apenas não consegue ligar a box na situação do botão na box não estar vermelho (ou seja quando se liga a box à corrente).

Devido ao airmouse é possível usar teclado virtual do android para pesquisas e escrever, no entanto é sempre mais prático ter um teclado.

Comando IR

O comando base IR tem as funcionalidades standard deste tipo de comando, utiliza duas pilhas AAA. Tem algumas teclas dedicadas que permite aceder a fotos, vídeos, programas, etc.

Também temos as teclas numéricas e as direccionais, assim como é possível utilizar a funcionalidade de rato (carregando no botão do rato), mas que não é muito prático na minha opinião.

Consegue-se obter um comportamento aceitável, mas no caso de pesquisas ou ter-se que escrever não é nada eficaz.

Navegação

A box vem com android 5.1.1 e tem um launcher dedicado. No launcher numa primeira janela temos atalhos definidos pela probox2, assim como vamos poder ter uma segunda janela com mais alguns atalhos, a última janela será para aceder às aplicações todas.

No topo podemos inserir a nossa localização, para obtermos alguma informação do tempo e vamos ter informação da hora, data assim como estado de ligação.

A navegação no ambiente android, pareceu-me sempre fluída e de fácil acesso.

Wifi

Nos testes realizados, a box conseguiu sempre boa captação de sinal, não existindo nenhum problema de acesso à internet. Como se pode observar nos resultados obtidos no speedtest.

A internet utilizada nos testes é de 30MB/s e o aparelho estava a cerca de 5-7 metros do router que se encontrava noutra divisão.

Relacionado:
Análise Alcatel Pop 4s um bom gigante a baixo preço

Fiquei muito surpreendido pois esta box foi a primeira à mesma distancia de outros testes noutras boxes a conseguir a velocidade máxima do meu ISP.

Dessa forma o Wifi é um ponto bastante positivo nesta box.

KODI

Neste aspecto a box não apresentou nenhum problema nos formatos normais, quer online, quer locais. Os testes foram realizados na versão 15.2 do KODI.

Todos os testes realizados tiveram resultado mais que esperado, ou seja, sem problema em nenhum formato.

Experimentei adicionalmente ficheiro h265 10-bit, e como é de esperar esses não dão, pois só os novos processadores da amlogic suportam, no entanto não é limitação da box apenas uma confirmação, e mesmo assim ainda é um formato que vai demorar tempo a virar mainstream, portanto não há problema quanto a isso.

Vídeo Resultado
H264
Jellyfish-120-Mbps.mkv OK
Sintel.2010.4k_24fps.mkv OK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4 OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4 OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkv OK
H265
tos-4096×1720-tiles_24fps.mkv OK
bbb-1920×1080-cfg02_60fps.mkv OK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkv OK
tos-1720×720-cfg01_24fps.mkv OK

Benchmarks

No AnTuTu a box consegue obter 35186 pontos.

Quanto no Geekbench 3, conseguimos 535 em single-core e 1461 em multi-core.

Comunidade

Quanto a comunidade vão poder encontrar FAQs, existe um fórum e ainda tem zona de downloads e ferramentas para flashar as roms.

Não vos vai faltar informação oficial e não oficial de como tirarem o melhor partido da vossa box.

– O fórum pode ser acedido através de: http://probox2.com/forum/

– Secção de downloads: http://probox2.com/category/probox2-ex-firmware-3/

– Instruções para upgrades: http://probox2.com/firmware-upgrade-methods/

Nota-se que é uma empresa que tem interesse em manter os seus aparelhos sem bugs e consegue dar suporte, tanto é que esta Probox2 EX+ já conta com a terceira ROM.

Jogos


Esta box parece-me indicada para jogar qualquer tipo de jogo, testei dois, o Angry birds (mais leve) e Asphalt 8 (com a resolução gráfica no máximo). Como podem verificar nos testes nenhum destes jogos apresentou problemas, a jogabilidade foi fluída.

Com a opção do Remote+ poderão existir jogos mais compativeis e não vão precisar de um gamepad adicional, apesar de que me parece ser mais direccioando para emuladores e jogos retro. Já que no Asphalt 8 apenas consegui integração dos botões direccionais.

Aplicações Adicionais

Do ponto de vista multimédia, tenho vindo a testar a aplicação do Netflix e da Iris Online. Quanto ao Netflix, não tive problema nenhum, correu tudo de forma correta.

Já no Iris Online apresentou alguns problemas, a imagem deu no entanto parece que não reconheceu a resolução correta e apresentou os canais num formato SD, ou seja sem grande qualidade (possivelmente a aplicação tem que ser atualizada).

Especificações

Videos complementares para a análise

Pontos Positivos

  •  Muito boa performance Wifi
  • Comunidade (não falta suporte)
  •  Remote+ (pode ser utilizado como gamepad)

Ponto Negativo

  • Iris Online não correu a 100%.

Conclusão

Estamos a falar de uma box muito bem conseguida, era interessante existir um distribuidor nacional para a mesma, para facilitar o conhecimento da mesma por Portugal.

Tirando um pequeno problema com o Iris Online, para a minha utilização diária não tive problemas nenhuns e em comparação com a minha box de utilização diária anterior (a Minix Neo X8-H – sem ser a plus) esta é bem superior em todos os aspectos.

É uma marca que tem interesse em dar suporte e tem espaço para os seus utilizadores colocarem dúvidas e tentarem resolver possíveis problemas.

Para mim um dos pontos principais de uma boa box, é o suporte, isto aliado à questão do KODI correr tudo sem problemas tem tudo para o sucesso.

Portanto para concluir, estamos a falar de um aparelho que pode ser utilizado como mediacenter assim como consola de jogos.

O meu agradecimento à Probox2 pelo aparelho disponibilizado para estes testes.

E caso queiram comprar ou ver mais detalhes sobre a Probox2 Ex+ ou Remote+, podem passar no site oficial deles e ver o que mais se adequa as vossas necessidades: http://probox2.com/probox2-ex-plus/

6 COMENTÁRIOS

  1. Confirmam que a Netflix corre bem? Aparentemente tem havido uns problemas entre as Minix e Netflix. Queria ter uma box destas ligada a um projector quase exclusivamente para Netflix.

    • O netflix corre bem (nos meus testes podes ver no vídeo a correr netflix), não corre é em HD, porque o DRM widevine é apenas nível 3, e para HD precisa de Nível 1. As únicas boxes do mercado que permitem netflix HD são a WeTek Core, Nvidia Shield e se não me engano as da amazon (poderão haver outras, mas não serão muitas).

    • Era precisamente a questão HD que me referia, ainda para mais num projector. Obrigado pela resposta e dicas sobre as boxes, estou tentado a (mais uma) chromecast e um hdmi audio extractor e fica feito.

Comments are closed.