O código fonte do Android Lollipop foi disponibilizado ontem e os programadores do XDA já começaram a compilar as suas ROMs para vários dispositivos. O primeiro deles foi o Nexus 4, que recebeu a novidade pelas mãos do dev C-o-M, trazendo o Android completamente puro, conhecido como AOSP. No entanto, tal build não conta com as aplicações da Google, com isso, é necessário instalar o GApps do Android 4.4.4 KitKat.

Já o Nexus 7 recebeu o mesmo tratamento pelas mãos de outro programador, Scrosler. Neste caso o dispositivo foi agraciado com as aplicações da Google portadas do Nexus 9. Para tirar total proveito da ROM, é necessário, antes, actualizar o bootloader do Nexus 7. Isso garantirá que o sistema funcionará sem nenhum problema.

Já para o Nexus 5 contamos com três ROMs diferentes. A primeira delas é uma versão AOSP pura sem as apps da Google, que foi compilada pelo dev OldDroid. A instalação é feita via fastboot e exige conhecimentos mais avançados para tal. A segunda opção é a Second Lollipop ROM do dev Herna. Esta também segue com o mesmo código AOSP, mas conta com kernel modificado para melhor desempenho e menor consumo. E por último temos a ROM desenvolvida por Yashade2001 que oferece uma versão mais limpa do sistema para torna-lo o mais leve possível.

E não só aparelhos da linha Nexus foram presenteados com o Android Lollipop. Temos também o Xperia Z que recebeu a novidade pelas mãos do Thomas1991_12, mas neste caso, ela não apresenta a mesma estabilidade das demais. Então ainda não é recomendada para o uso diário.

Relacionado:
Artigos instantâneos do Facebook já permitem a visualização de imagens e vídeos de 360 graus

Estas são apenas as primeiras ROMs que começam a surgir. Antes mesmo que a Google lance oficialmente o Android 5.0 para a linha Nexus, já poderemos contar com muitas outras.

 

rJOpRFg Primeiras ROMs do Android Lollipop começam a surgir para Nexus 4, 5, 7 e Xperia Z image

 

 

 

FONTE