Desde o lançamento do Android Nougat, as primeiras ROMs com base no mais recente doce da Google foram surgindo no fórum do XDA, para os mais variados dispositivos. Smartphones como os Nexus 4, OnePlus One, OnePlus 3, já receberam dezenas de ROMs baseadas no Android Nougat. Mas agora os talentosos utilizadores do XDA desenvolveram as primeiras ROMs baseadas na versão 7 do sistema operativo móvel da Google para duas diferentes gerações do best-seller da Motorola, o Moto G.

cACLcB_s1600_android_nougat.png

A primeira é para o Moto G de primeira geração, que recebe uma versão não oficial da CM14 (CyanogenMod). A ROM para o Moto G 2013 (codinome “Falcon”) está atualmente no estado alpha, o que naturalmente, significa que não está ainda em condições de ser usada diariamente. Mas o mais importante a ressalvar aqui, é o facto do programador ter quase todo o trabalho feito, o mais difícil foi conseguido.
Chamadas, SMS’s, tal como os dados móveis estão a funcionar sem qualquer problema, tal como o GPS, bússola, som, vibração, e até mesmo a instalação de novas aplicações do Google Play. Somente a funcionalidade de DUAL SIM parece não estar ainda a funcionar. Obviamente alguns bugs também poderão surgir com o uso, mas isso já é normal. Se quiser experimentar por si mesmo, basta ir a este tópico do fórum XDA e seguir os links para download e seguir as instruções.

Relacionado:
Samsung começa a atualizar o Galaxy S5 mini para o Android Marshmallow

Se tem algum Moto G de 3º Geração não fique triste, pois também já existe um ROM que disponibiliza o Android Nougat para esse smartphone. Essa ROM é baseada no AOSP, por isso uma ROM com menos recursos, mas mais limpa e muito próxima daquilo que é o Android Puro.  O programador responsável pela mesma, acrescentou a opção de reinicialização do dispositivo (aparentemente portado da Sony) e tem o Night Mode e o personalizador da barra de navegação ativado por defeito.

Esta ROM também já se encontra bastante estável, alem de fazer chamadas, SMS, e funcionar od dados móveis, o Wi-Fi, o Bluetooth e as câmaras estão a funcionar perfeitamente. O modo HDR parece não estar ainda a funcionar a 100%. Se estiver interessado em instalar esta ROM, pode ir a esta tread do forum XDA para obter os links para download e obter instruções para instalação, mas é bom que tenha em mente que a funcionalidade DUAL SIM também ainda não funciona.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho o (XT 1033) moto G1 16GB 3g, baixei todos esses aí mas, nenhum deles deu pra ser instalado, tentei instalar via (programa da motorola) só que falta um arquivo flash pra ser instalado via USB. se puderem me ajudar.

Comments are closed.