A Niantic Labs, produtora responsável por Pokémon Go, pode estar prestes a explorar uma nova forma de obter mais algum lucro com a sua aplicação de realidade aumentada, promovendo PokeStops patrocinadas pelas marcas.

Segundo o pessoal da Gizmodo, vários utilizadores do Reddit descobriram o logótipo do McDonalds no código do jogo. Na imagem abaixo, a referência ao nome “MCDONALDS” pode ser vista seguida da palavra “Sponsor” (patrocinador) e antes de “POKEMON_STORE.”

gdfyatq9qn5wrwofwn8r.png

Os PokeStops patrocinadas (se “POKEMON_STORE” se referir mesmo a PokeStops) foram inclusive sugeridos anteriormente pelo CEO da Niantic, John Hanke, em conversa no Financial Times:

“Localizações patrocinadas são a segunda componente do nosso modelo de negócio na Niantic”

Pokemon_GO_logo.jpg

A primeira fonte de receita são as micro-transações dentro da própria aplicação, mas é evidente que o funcionamento do jogo e da tecnologia que o sustenta, tem tudo para incentivar as empresas a promover as suas lojas e marcas através do jogo:

“Para promover localizações no interior do tabuleiro virtual – é algo estimulante que conduz o tráfego físico”

No que diz respeito a acordos específicos, Hanke diz que só pretendem falar sobre isso mais para a frente. Ingress, o último jogo da Niantic, utilizava o mesmo modelo de negócio, ao vender “portais” in-game às empresas reais. O jogo atraiu parcerias com marcas como a Zipcar, Jamba Juice e Duane Reade.

Embora o sucesso da aplicação seja inegável, tem aumentado o interesse pela marca Pokémon a um nível inédito. e segundo informações recentes, a própria Legendary Pictures está atualmente interessada em garantir os direitos para um filme live-action de Pokémon.

Relacionado:
Nintendo apresentou a SWITCH uma consola surpreendente

Enquanto isso, o Pokémon Go continua a fazer imenso sucesso.