Os engenheiros da norueguesa Opera Software, nossa velha conhecida por causa do browser Opera, disponibilizaram para download esta semana uma nova aplicação voltada para a economia de dados. Se tens um pacote limitado de internet no telemóvel, pode ser que o Opera Max alivie o teu uso da internet.

Fundamentalmente falando, o funcionamento da aplicação é muito simples: ele comprime textos, imagens e vídeos antes que cheguem ao smartphone, levando à redução no número de megabytes/gigabytes. A Opera Software já emprega tecnologia similar nas versões do browser com a função Turbo. Agora, com a nova aplicação, já não é obrigatório usar o navegador da empresa para tirar proveito da economia de dados.

 

%name Opera Max promete poupar os dados móveis do teu smartphone até 50% image

 

Durante 24 horas, um smartphone ficou sem ligação com redes Wi-Fi porque o Opera Max automaticamente desliga-se quando detecta uma ligação deste tipo. No fim do dia, um relatório informou que 109 MB foram utilizados, com economia de 22,5 MB. O Opera Max até informa que o smartphone ficou com uma ligação constante com a rede móvel, por mais de 11 horas ao longo da quinta-feira.

A “magia” acontece porque o software cria uma VPN com acesso directo à nuvem do Opera Software. Se me permitem uma explicação leiga: é como se o teu smartphone tivesse um túnel a liga-lo aos servidores da Opera, tudo isso operando dentro da internet convencional. O Opera acede às páginas, faz download dos arquivos, comprime imagens, textos e vídeos, e na sequência manda para o teu aparelho. Dados criptográficos, como Facebook, aplicações de comunicação e bancos não entram neste processo. Nem do ponto de vista técnico isso seria possível, e a Opera Software diz que é para garantir a privacidade dos utilizadores.

Relacionado:
Google prepara grandes mudanças na Play Store

 

%name Opera Max promete poupar os dados móveis do teu smartphone até 50% image

 

Ainda de acordo com a empresa, os internautas conseguem uma economia de até 50% com o sistema de compressão. A dica vale especialmente para quem instalou muitas aplicações que não utilizam criptografia, como o Vine, de partilha de vídeos, e o Feedly, gestor de feeds RSS.

Na experiência do teste á aplicação, a redução não foi assim tão significativa. Mas vale a pena testar para ver se no teu caso compensa. Teste com pelo menos 3 dias, acho que são o suficiente para perceberes se realmente vale a pena ou não ficar com a aplicação instalada no telefone.
Tem alguns contras esta aplicação, é que ela exige mais do processador do telefone, no teste que efectuei notei em alguns momentos um pouco de lentidão no telefone. Nada de preocupante mas deu para notar que a aplicação pede mais do processador, mas tendo eu um smartphone octa-core, não sei se era o melhor smartphone para testar a aplicação, uma vez que a grande parte dos utilizadores ainda só dispõe telefones dual-core.

Faz tu o teste e conta-nos como foi. É que vale a pena testar. A aplicação promete poupança do trafego de dados até 50%.

A aplicação está disponível para download gratuitamente aqui (Google Play).