OnePlus esclarece porque o seu cabo USB Type C não é compatível com os Nexus

Recentemente vimos um engenheiro da Google, Benson Leung,  criticar o cabo e carregador USB-C do OnePlus 2, deixando o conselho que não se utilize o mesmo em outros dispositivos.

Leung informou na rede social Google+, que encomendou vários carregadores USB-C na Amazon de forma a apurar a sua eficácia com os mais variados dispositivos e entre várias unidades de marca branca os da OnePlus surgiram como uma grande surpresa.

 Utilizados com equipamentos da OnePlus o cabo e o carregador continuam a desempenhar correctamente a sua função mas se utilizados para carregar um Nexus 6P, a bateria poderá sair muito prejudicada.
type-c.png
A OnePlus esclarece agora as razões pelas quais o seu cabo USB Type C não é compatível com os Nexus.
De forma a tranquilizar os clientes e esclarecer que o acessório é perfeitamente seguro para uso com o OnePlus 2. No entanto não é recomendável usar o cabo com outro hardware.
A empresa afirma ainda estar a trabalhar para resolver o problema com revisões futuras desses cabos, mas também há a possibilidade de emitir um reembolso para os que compraram o cabo de tipo C com o objectivo de o usar em outros aparelhos.
Vamos relembras as declarações.

Eu descobri que este adaptador não carrega corretamente o Chromebook Pixel e outros dispositivos de tipo C. A análise mostra que este cabo, embora carregue e forneça dados através dos dispositivos, não segue correctamente a especificação USB tipo C para identificação de entrega de energia. O adaptador da Oneplus anuncia-se como compatível com 3A, mas isso não é apropriado, porque este é um adaptador de porta de host legado.

Benson Leung Engenheiro Chromebook Google

 

A resposta da OnePlus

Relacionado:
WebVR chega ao Chrome para Android já em janeiro 2017

 

O nosso cabo e adaptador usam um resistor de 10kΩ, mas de acordo com a versão 1.1 do padrão tipo C, estes produtos devem usar um resistor de 56kΩ. A questão é que o cabo e adaptador são projectados para um máximo de 2 amplificadores de potência, mas o resistor irá permitir dispositivos de carregamento rápido tentarem extrair mais potência do que uma fonte de energia pode permitir. Isto poderá resultar em danos à fonte de energia (carregador de terceiros, porta USB, etc.) se o dispositivo e a fonte de energia não tiverem um mecanismo interno de auto-regular a quantidade de energia que flui para ou a partir deles.

co-fundador da OnePlus Carl Pie

 

O comunicado afirma que a OnePlus já estáa trabalhar nas correcções para suporte de resistor 56kΩ para seus futuros cabos deste tipo, a empresa  deixa claro que para utilizadores do OnePlus 2 não há nenhum risco.

Para os que desejarem um reembolso, poderão fazer isso através do site oficial.

 

PARTILHAR
Artigo anteriorLG Ray o novo smartphone da LG
Próximo artigoSamsung lança novo teaser do maior dispositivo móvel Android do mercado
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.