A Google afirma estar a trabalhar num novo recurso para Android que permite que telefones e tablets interajam automaticamente com dispositivos e lugares próximos à sua volta, de acordo com a Android Police. O recurso, chamado Nearby, pode permitir que as pessoas partilhem facilmente informações com outras pessoas ou receber ofertas de lojas que estejam ao alcance do Nearby, alegadamente vai ser anunciado em breve – possivelmente na conferência do Google I / O no final deste mês.

 

 

Enquanto não está claro exatamente para que o Nearby seria utilizado para, a implicação é que o seu telefone Android pode ser capaz de interagir facilmente com o telefone de um amigo, ou um dispositivo inteligente em sua casa, ou um emissor escondido numa loja. Um uso irá, alegadamente, permitir que os usuários do Android para definam um lembrete que é acionado na próxima vez que vir uma pessoa específica (na realidade na próxima vez que estivermos perto do telefone dessa pessoa).

 

NEARBY terá automaticamente acesso ao MIC de um telefone para determinar o que há nas proximidades

Para fazer tudo isso, a Android Police relata que de vez em quando Nearby irá ligar automaticamente o Wi-Fi de um dispositivo, Bluetooth e microfone. É o pormenor que provavelmente é a chave desta nova funcionalidade, permitindo que os dispositivos Android se reconheçam uns aos outros com base em sinais de áudio imperceptíveis ao ouvido humano. Mas esse suposto recurso também representa grandes preocupações com a privacidade – o Google estaria a abrir automaticamente e a gravar o áudio de seu aparelho. Android Police relata que as informações recolhidas seriam enviadas até os servidores da Google e receberiam um sinal de retorno dizendo aos dispositivos para realizar uma tarefa especifica , conectarem-se por exemplo, sem que os dados recolhidos sejam partilhados com nenhum utilizador.

Relacionado:
Instagram está a perder recursos

Mesmo assim, é uma capacidade potencialmente preocupante, pelo menos, sem saber exatamente como será implementada. É uma preocupação especialmente pertinente também, pois relatos de vigilância do governo on-line têm crescido e crescido ao longo do último ano, incluindo alguns dizendo que a NSA é capaz de aceder aos servidores do Google. NEARBY supostamente irá gravar histórico de localização dos utilizadores. a Google não respondeu a um pedido de comentário.

NEARBY tem a possibilidade de tornar os telefones muito mais inteligente, deixando-os facilmente interagir com o que está ao seu redor, sem qualquer intervenção do utilizador. A Google certamente vai ter que acabar com as preocupações sobre como tudo isto irá funcionar. Se isso acontecer, podemos começar a ver algumas novas aplicações inovadoras que descobriráo como tirar partido de saber exatamente quando duas pessoas estão juntas, e é possível, vamos ver o que acontece no futuro.
Que vos parece este conceito?

 

Deixem a vossa opinião nos comentários.

 

Fonte: Android Police

PARTILHAR
Artigo anteriorFinalmente YouTube para Android permite escolher qualidade de reprodução
Próximo artigoGecko Dialer uma alternativa flutuante ao Dialer Stock.
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.