Uma nova atualização da aplicação Play Livros, da Google, promete facilitar algo que até agora é bastante complexo nos tablets e smartphones, a leitura de banda desenhada. A aplicação foi atualizada e agora possui um recurso de aprendizagem que permite identificar os balões de fala das personagens numa página e faz zoom apenas nesta parte com um simples toque do utilizador. A novidade já começou a ser disponibilizada na última versão da aplicação em forma de preview.

Bubble Zoom, como é conhecido essa nova funcionalidade, possui a mesma tecnologia usada para reconhecer objetos em fotos disponível em outros produtos da Google, como o Google Fotos. No Play Livros, ela reconhece os balões de fala e destaca-os em relação ao resto da imagem com apenas um toque.

BZ_Invincible_IronMan_Marvel_2016-07.gif

Isso facilita e agiliza a leitura dos utilizadores, que não necessitam de estar a fazer Zoom manualmente nos seus dispositivos. A função também pode ser controlada usando as teclas de volume do smartphone, garantindo que o aparelho interprete corretamente os toques no ecrã.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=1v7dS8i5G9U”]

Apesar de ser um sistema automático, o recurso está disponível apenas em forma de testes no Play Livros e, por enquanto, só funciona num numero limitado de utilizadores da Marvel e DC Comics que podem ser adquiridos diretamente na aplicação. A Google não informou se a funcionalidade poderá ser usada em outros ficheiros carregados no app, como PDFs.

Relacionado:
Google Play Filmes agora conta com conteúdos em 4K

Se quiser experimentar a aplicação se ainda não a conhece, poderá fazer download da mesma aqui.