Depois de a Google ter informado que o Nexus 5 não era um dos dispositivos que iria receber oficialmente o update para o Android Nougat, os utilizadores com mais experiência e conhecimento meteram as mãos á obra. É que o Nexus 5 ainda possui um hardware muito interessante para os dias de hoje, e já era esperado que algum programador fizesse o trabalho que o gigante das pesquisas não se deu ao trabalho de ter.

Assim Santhosh M programou e eliminou os problemas iniciais e disponibilizou uma ROM do Android Nougat, utilizável no dia a dia. Aparentemente tudo se encontra a funcionar, desde o GPS, Bluethoot, Câmaras, Wi-Fi, ligação de dados 4G, chamadas telefónicas, etc..
Segundo os testes realizados pela comunidade e moderadores do famoso forum XDA, o desempenho do Nexus 5 equipado com Nougat é bastante satisfatório. Vídeos online do YouTube e off-line do MX Player e VLC correm perfeitamente, tal como as populares aplicações do Facebook, Instagram e Twitter. A performance aparenta ser a de uma verdadeira Stock ROM.

As funcionalidade mais difíceis de colocar a funcionar como o modo multijanela, algo que consome muitos recursos, também se encontra a funcionar. Convém lembrar que o Nexus 5 possui um Snapdragon 800 com 2GB de RAM, no entanto as aplicações abrem normalmente com o ecrã dividido, embora nos testes nota-se uma certa lentidão na momento de voltar para apenas um dos programas em ecrã completo.

Relacionado:
Chineses usam backdoor de dispositivos Android de baixo custo para roubar informações pessoais

Como se trata de um ROM não oficial, para a instalar é necessário ter o bootloader desbloqueado e um Custom Recovery. No caso do Android 7.0 AOSP do Nexus 5, é preciso instalar especificamente a TWRP, além de fazer um wipe completo antes de instalar a ROM.
Caso pretenda mais detalhes sobre o firmware em questão, ou fazer download da ROM, basta aceder aqui.

Eu pessoalmente já fui um feliz possuidor do Nexus 5, pelo que sei qual é o seu real valor. E penso que é uma pena a Google ter abandonado o suporte a um dos melhores smartphones que alguma vez fez.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.