A Mobile World Congress 2016 têm nos trazido muitas novidades e desta vez vem de “nuestros hermanos” da bq.

aquarism10.png

Foi precisamente ontem que a bq apresentou em Barcelona o seu mais recente tablet o “Aquaris M10 Ubuntu Edition”, segundo eles será o primeiro dispositivo que oferece uma experiência convergente entre Ubuntu e o PC, e será o primeiro a correr Linux”

“ And the Geek’s go wild”

Segundo a a BQ este equipamento vai reforçar o relacionamento da empresa espanhola com a grande e nossa conhecida “Canonical”, sabem aqueles gajos que trouxeram ao mundo o “”ubuntu”.

Desenvolvido e desenhado na Europa  este equipamento vem com a construção ao qual estamos a ficar habituados pela BQ, e claro o facto de correr Ubunto vai abrir novas portas em termos de produção.”

“Chegou a convergência Ubuntu com PC“

Segundo a press release da BQ

“A BQ apresenta, em conjunto com a Canonical, o Aquaris M10 Ubuntu Edition. É o primeiro tablet do mundo com um sistema operativo Ubuntu e o primeiro dispositivo que oferece uma experiência convergente de Ubuntu com PC, o que permite reproduzir a experiência de escritório em dispositivos móveis. Ao conectar o Aquaris M10 Ubuntu Edition a um teclado e a um rato, pode ser utilizado em Modo ambiente de trabalho, enquanto o Modo tablet mantém a funcionalidade tátil habitual.

A convergência faz deste dispositivo a ferramenta mais prática para trabalhar, já que combina a utilização de um dispositivo móvel com um ambiente PC. A opção multitarefa e a utilização de janelas permite usar, em simultâneo, documentos, aplicações e outras funcionalidades, favorecendo a produtividade. Igualmente, a interface do software adapta-se ao tamanho do ecrã, um fator de diferenciação na experiência multidispositivo.“

aquaris_m10.png

Apesar do equipamento não trazer assim nenhuma novidade em termos de hardware, pelo menos aquilo que já estamos habituados a ver já no mercado, não vamos ficar mal servidos pois podemos contar com um ecrã de 10.1″ com uma resolução de 1920×1200, com CPU MediaTek Quad Core MT8163A até 1,5 GHz, 2GB de RAM, 16GB + microSD até 200GB, câmaras de 8MP e 5MP, e bateria de 7280mAh.

Relacionado:
Análise BQ Aquaris U Plus: "democratizar tecnologia"

Tudo isto dentro de uma carcaça com 8.2mm de espessura e 470g de peso, nada mau e se pensarem na excelente qualidade de construção que a BQ tem vindo a demostrar nos seus mais recentes equipamentos.

M10 Ubuntu Edition.png
No entanto onde podemos ver uma real vantagem , e talvez um virar de página no segmento de equipamentos híbridos, é o seu sistema operativo.

Se ligarmos o Aquaris M10 Ubuntu Edition a um teclado e rato, podemos utilizá-lo em modo desktop seja no seu ecrã de 10.1 ou mesmo num monitor externo. Para aqueles em que o Linux não assusta temos aqui um equipamento leve e portátil que em termos de produção não terá limites, pois podemos contar com o sistema Ubuntu 15.04.

Será que vamos começar a ver mais pessoas com equipamentos assim em vez dos típicos portáteis grandes e pesados? Fica aqui a ideia.

O Aquaris M10 Ubuntu Edition estará disponível em preto e será lançado durante o segundo trimestre de 2016.