Se existe uma grande desvantagem do Android para o iOS, é que as atualizações de firmware’s são consideravelmente mais curtas por parte das fabricantes. Por exemplo o iPhone 5, já executa o iOS 10 que é a última versão do sistema da Apple, apesar do dispositivo já se encontrar a caminho do seu quinto aniversário. Comparativamente, o Android 7.0 Nougat, ainda se encontra no “clube dos exclusivos”.

Ainda assim, os equipamentos com agora 2 ou mais anos, têm uma forte possibilidade de não receberem oficialmente o update para o Android Nougat. Mas nem tudo é mau neste capitulo, porque existe algo que o Android tem que faz dele um sistema operativo muito apetecível e mais versátil que qualquer outro sistema: a sua comunidade. Graças a eles qualquer telefone (ou quase) recebe constantemente firmware’s alternativos que dão nova vida a equipamentos que segundo as marcas deixam de ser compatíveis com novas versões.

0B5CUt KUpXFUcXNEekwzcXl3MlE Moto X (2013) recebe Android 7.0 Nougat através CyanogenMod 14 image

Voltando ás comparações, e utilizando o iphone 4 que foi lançado em 2010 viu a Apple parar os updates na versão 7 do seu sistema, e não tem mais qualquer possibilidade de expansão. O Galaxy Nexus nasceu em 2011 e viu a sua fabricante deixar de o atualizar na versão 4.3 do sistema Android, mas a comunidade fez o favor de a atualizar para a versão 7. E isso só é possível no sistema Android, que apesar das fabricantes darem menor tempo de suporte ao sistema operativo, a comunidade dá uma longevidade aos equipamentos que mais nenhum sistema dispõe.

Relacionado:
ASUS confirma duas novas versões do ZenFone 3 para o Brasil

E um desses casos de longevidade é o Moto X (2013) que acaba de receber o firmware para o Android 7.0 Nougat via CyanogenMod 14.
A CM14 para o Moto X ainda está em fase beta, por isso ainda não aconselhamos a sua instalação para um uso diário. No entanto a grande maioria das funcionalidade de telefone já está a funcionar perfeitamente, incluindo Wi-Fi, câmara, sensores, Bluetooth e até mesmo o flash. Por enquanto o microfone ainda não está a funcionar, e necessita de usar uma aplicação de câmara de terceiros se desejar gravar alguns vídeos.

Se tiver interessado em experimentar este novo firmware, basta seguir este link e seguir as instruções.

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.