A Xiaomi anunciou à instantes a versão 8 da sua interface do sistema operativo Android, a MIUI.
Com esta nova versão, diversas mudanças foram aplicadas na interface, desde logo o seu “desenho”. É que a nível de cores a MIUI 8 agora permite activar um modo que faz com que a interface mude as suas cores com base no clima do local onde se encontra. Ao invés de cores estáticas, a interface adapta-se e vai alternando as suas cores.

Color_miui8.jpg

Para melhorar o conforto do utilizador a fonte utilizada nesta nova versão também foi melhorada. Agora a fonte está mais centralizada que irá permitir uma leitura dos conteúdos mais confortável.

fonts_miui8.jpg

Outra boa novidade é a incorporação de um scanner. Passa a ser possível nativamente ao usar a câmara do smartphone fazer leitura de códigos QR. Com este Scanner também é possível os utilizadores tirarem uma fotografia a um objecto e utilizar essa mesma foto para pesquisar esse objecto na internet, local onde é vendido, e até fazer comparação de preços.

Apesar da Google disponibilizar o DOZE no Android Marshmallow, a Xiaomi decidiu criar um modelo próprio de gestão de energia. Com esse modelo o Miui 8 promete ser capaz de congelar a actividade das aplicações abertas em segundo plano, suspender sincronizações, actualizações e tarefas secundárias, limitar a abertura de aplicações não essenciais ao utilizador, reduz o lag e, naturalmente diminuir o consumo energético do aparelho.

Relacionado:
Amazfit é o novo Smartwatch da Xiaomi

economia.jpg

A função de multi-windows também não podia deixar de estar presente. Em suma, a Xiaomi fez imensas mudanças, até naquelas aplicações que achávamos que já não necessitavam de mudanças. Como a Calculadora, a galeria de imagens, Notas e apontamento, etc.

multi_miui8.jpg

A MIUI 8 será compatível com todos os equipamentos das linhas Redmi e Mi Note, tal como os habituais Mi 2/2S/3/4/4C/4S/5 e Max. Informaram também que algumas funções poderão não estar presentes em alguns equipamentos, no entanto não informaram a que opções e equipamentos se referiam.

Datas de lançamento na China:

  • 16 de Maio – abertura das inscrições para o programa beta
  • 1 de Junho – início dos testes em fase beta
  • 17 de Junho – ROM especial aos programadores