Funções de acessibilidade melhoradas no Android N, Chromecast e Google Docs

Hoje em dia um smatphone já não é apenas um mero aparelho de lazer que permite acesso à web, produtividade móvel ou manter contacto permanente com os nossos amigos. Para quem tem uma deficiência visual, auditiva ou motora um smartphone pode ser uma ferramenta de extremamente útil no dia a dia.

No Android, estas ferramentas podem ser encontradas nas definições de acessibilidade que nos últimos anos tem conhecido progressos enormes. A Google reconhece que cerca de 20% da população vai ter algum tipo de deficiência física a certa altura da vida e portanto decidiu investir ainda mais neste campo, esforçando-se para poder responder às necessidades desta fatia do universo de utilizadores dos seus serviços.

Desta forma, a gigante Norte Americana tem vindo a atualizar os seus serviços introduzindo novas características no Android e na gama Chromebook.

acessibilidade android n

Através do seu Blog, a Google anunciou que o Android N terá as Vision Settings (Definições de Visão) diretamente no ecrã de de boas vindas, permitindo ao utilizador controlar definições como o tamanho da letra, zoom ou o tamanho do ecrã (através da escala de dpi’s como vimos aqui) logo na configuração inicial do seu smartphone Android. A colocação destas definições numa posição central faz com que por exemplo um deficiente visual consiga configurar o seu aparelho logo no início da sua utilização de um modo independente.

Relacionado:
Google Translate agora usa a rede neural para melhorar as traduções

acessibilidade dpi android n

Juntamente com as Vision Settings, a Google também lançou o serviço Voice Access Beta que permite ao utilizador controlar o smartphone Android com a voz.

As novidades no capitulo da acessibilidade não ficam por aqui, com a Google a criar uma app para o Chromebook chamada ChromeVox Next Beta que irá permitir navegação text-to-speech (texto para voz). Entre as funções desta app estão um painel para legendas e ainda output em Braille.

Reforçando o esforço na área das acessibilidades, a gigante de Mountain View complementou os Google Docs com uma função que permite a escrita, edição e formatação através de comandos de voz.

 

Fonte: Android Central