Malwares quase Irremovíveis estão a aparecer em dispositivos Android

 

O pessoal do blog Lookout tem verificado uma tendência de malwares Android que se disfarçam de aplicações populares, mas que conseguem silenciosamente ter acesso à raiz dos smartphones, fixando-se profundamente no sistema operativo, o que causa sérios problemas, a não ser que sejas capaz de instalar uma nova ROM modificar os ficheiros de sistema.

android 11111 Malwares quase Irremovíveis estão a aparecer em dispositivos Android image

Assim como acontece na maioria dos malwares para Android, para seres infectado, tens de instalar alguma aplicação em alguma loja de terceiros. Se utilizas apenas a Google Play, então as possibilidades de ser infetado por algum destes malwares, são muito menores (quase nulas). Segundo informações do blog, já foram identificados mais de 20 mil aplicações modificadas e algumas das maiores taxas de infecção estão em países que geralmente utilizam o Google Play, como a Alemanha e os Estados Unidos.

Em outras palavras, não se trata simplesmente de um problema nas regiões onde as lojas de terceiros são as únicas fontes reais para obter aplicações. Essa é uma questão global que expõe aparelhos em todo mundo, uma vez que esses malwares aproveitam-se das mesmas falhas de segurança que muitas pessoas utilizam para realizar ‘root’ nos seus dispositivos. Até o momento, a melhor prevenção contra esses malwares é estar atento aos downloads que se faz no smartphone ou tablet.

Relacionado:
Oh não! Parece que o Galaxy Note 7 "corrigido" também está com problemas