Cada vez mais usamos e dependemos do nosso smartphone para a nossa vida quotidiana, seja para comunicação, lazer ou trabalho e estamos tão habituados a ele que praticamente depositamos a nossa vida nele, que nos esquecemos do quanto ele é vulnerável a vírus e malware.

Recentemente graças a empresa de segurança FireEye foi descoberto um malware, que está afetar equipamentos Android.

malware android Malware volta atacar o Android image

Segundo a FireEye este malware distingue-se dos restantes malwares para Android que já surgiram, pelo facto de conseguir copiar à exatidão aplicações conhecidas que estamos habituados a utilizador.

Mais concretamente este malware consegue replicar aplicações como Facebook, WhatsApp, ViberWeChatUber e a própria Google Play Store.

Como funciona o malware?

Todo o processo de “propagação” deste malware segue técnicas já usadas (phishing), ai não existe novidade, basicamente o utilizador recebe uma SMS com um link, uma vez acedido é descarregado uma aplicação com o malware.

Numa primeira fase a aplicação não dá sinais de vida, no entanto fica a avaliar as aplicações que o utilizador usa, aguardando pelo momento certo de entrar em ação.

Sempre que o utilizador abrir uma das aplicações que já referimos, o mesmo assume como se fosse a aplicação e sobrepõe-se à original.

Pedindo os nossos dados de autenticação e de seguida envia os mesmos para um servidor central, onde posteriormente com os nossos dados, os autores do ataque poderão então proceder à burla.

Relacionado:
Novo estudo acusa iPhones de falhar mais que dispositivos Android

0B5CUt KUpXFUVkN5RDNNR3NfV28 Malware volta atacar o Android image

Até ao momento esta infestação apenas está atacar países europeus, tendo o seu  centro de foco na Dinamarca posteriormente tendo se espalhado para a Itália, Alemanha e Áustria.

Neste momento apenas podemos é sugerir aos nosso leitores, as recomendações de segurança do costume.

Atenção a link’s e SMS estranhas, e usem sempre a Google Play store como forma de obter updates e aplicações para os vossos equipamentos Android.