Lollipop presente em 3,3% dos dispositivos

O Android Lollipop já tem quase nove meses, e a sua disponibilização não tem sido tão célere quanto o esperado, e no passado mês de Fevereiro reportàmos aqui que o Lollipop estava presente em apenas 1,6% dos smartphones Android. Hoje, esse número dobrou e chega aos 3,3%, e como é óbvio ainda bem atrás das versões um pouco mais antigas. A liderança ainda está com o Jelly Bean (dividido entre 4.1, 4.2 e 4.3), que soma 42,6% dos aparelhos. Logo depois vem o KitKat (4.4), com 40,9% das activações.

Relatório publicado ontem pela Google

Conforme podemos ver nos gráficos acima, o Lollipop ainda está com menos percentagem, por exemplo, que o Gingerbread (Android 2.3) e do Ice Cream Sandwich (4.0) que foram lançados em Dezembro de 2010 e Outubro de 2011, respectivamente. Todos estes dados reflectem os aparelhos que estiveram activos nos servidores Google no período de 24 de Fevereiro a 2 de Março de 2015.

Contudo verificou-se que o numero de dispositivos com Lollipop dobrou de um mês para o outro. O que mostra que o Lollipop está a crescer a olhos vistos, e dentro em breve vai passar a ter números considerados normais, ou seja em torno dos 40%. A Google pretende que até ao fim do corrente ano, mais de 40% dos dispositivos já tenham a versão do chupa-chupa como sistema operativo.
Pessoalmente acho esse numero bastante difícil de alcançar, mas de dia para dia as marcas estão a melhorar os seus sistemas de actualizações, pelo que a qualquer momento o 3,3% salta para 15 ou 20%.

Relacionado:
POKÉMON GO PLUS chegou a Portugal

Outro dado interessante, é que o KitKat continua a crescer, no ultimo mês ele estava presente em 39,7% dos dispositivos, e neste momento encontra-se em 40.9%…. Foi uma subida de 1,2%, que é um numero muito considerável.

FONTE