Lollipop já aparece no gráfico de distribuição do Android

 

No inicio de Janeiro mostramos aqui os números de distribuição mensal do Android, e na altura vimos que o Android Kitkat teve um grande crescimento, mas que apesar de já ter sido disponibilizado pela Google, o Android Lollipop ainda não aparecia na lista, ou seja até então o Lollipop ainda não estava presente em pelo menos 0,1% dos dispositivos android, que é o mínimo que tem de ter de percentagem para aparecer na lista.

Agora a Google acabou de disponibilizar os seus números de distribuição do mês de Fevereiro, que como de costume consiste num período de tempo de 7 dias, que terminou ontem.
Para quem não sabe, estes números são obtidos a partir dos dispositivos que têm contacto com a Google Play Store, e mostram qual versão do sistema operativo que está instalada naqueles dispositivos em questão. Como resultado, nota-se que de Janeiro para Fevereiro o Android KitKat voltou a crescer, em Janeiro tinha 39,1%, enquanto que em Fevereiro tem 39,7%.

 

fsdfgdgre.jpg

Em sentido inverso, temos o Android Jelly Bean que teve uma queda bastante acentuada, passando de 46% no mês de Janeiro para 44,5% em Fevereiro. Pode parecer pouco, mas 1,5% na realidade de dispositivos Android, estamos a falar de alguns milhões de dispositivos.
O Ice Cream Sandwich também teve uma ligeira descida de 6,7% para 6,4%. E se olhar-mos para os gráficos dos meses anteriores, vimos que as versões mais antigas do Android estão a dar passos largos para o seu desaparecimento, e no sentido oposto o KitKat continua cada vez mais “líder” desta tabela.
O Android Lollipop fez oficialmente a sua aparição nos gráficos com 1,6 por cento. E conforme já expliquei em cima, que apesar de parecer pouco, estamos a falar de 1,6% que são uns milhões de dispositivos. Obviamente é um numero ainda muito pequeno, mas temos de ter em conta que à um mês o Lollipop ainda nem sequer aparecia nas listas, o que revela que este já é um bom indicio de que os updates estão a aparecer cada vez mais depressa e que os fabricantes finalmente aperceberam-se qual é a direcção mais correcta que têm de tomar. Acredito que o valor de dispositivos com Lollipop irá continuar a subir, e que a partir deste momento os dispositivos com Kitkat comece a ter uma queda. Uma queda que vai começar por ser muito ligeira, mas vai começar a cair, pois parece-me que finalmente começaram a surgir (a sério) os updates para Lollipop.

Relacionado:
A Google pede a vossa ajuda

FONTE